São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expurgo com real chega a 20%, diz economista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Expurgo com real chega a 20%, diz economista
A inflação que vai desaparecer com a criação do real poderá chegar a 20%. A estimativa foi feita pelo economista Guilherme Dias, diretor da Fipe, caso a inflação fique entre 45% e 46% no mês em que o real for criado.
"A única saída que as pessoas têm para evitar isso é negociar contratos antes da criação do real", disse. Depois de criado o real, o governo deve expurgar a variação dos índices para evitar que a nova moeda seja contaminada por resíduos inflacionários do passado.
A Receita Federal deve ser a primeira vítima da inflação que desaparecerá. Para Dias, haverá queda na arrecadação, já que a Ufir é calculada por índices de preços.
A Fipe constatou na última semana de março uma desaceleração dos preços, mas Dias afirma que o reflexo de um menor aumento dos preços só vai aparecer nos índices daqui a duas semanas.

Texto Anterior: Edital limita participação de indústrias de aviões até 60 lugares
Próximo Texto: Itamar tenta encerrar greve com gratificação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.