São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidinha ataca Biscaia na CPI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A deputada Cidinha Campos (PDT-RJ) disse ontem que o procurador-geral de Justiça do Rio, Antônio Carlos Biscaia, deu parecer favorável ao pagamento de aposentadorias fraudulentas no INSS. O nome de Biscaia aparece no relatório da CPI da Previdência, que será conhecido hoje.
Biscaia é o responsável pela divulgação de parte dos documentos apreendidos num escritório do bicheiro Castor de Andrade. O nome de Cidinha e do deputado Jamil Haddad (PSB-RJ) estão entre os que teriam recebido propinas de bicheiros.
Segundo Cidinha, que é relatora da CPI, Biscaia enquanto era promotor deu parecer a favor do duplo pagamento de uma aposentadoria fraudulenta. "Ele protegeu muita gente e escondeu nomes", disse.
A deputada acusa ainda Biscaia de ter espancado sua mulher, Tânia Biscaia, no dia 10 de maio de 84. Ela apresentou cópia da ocorrência, registrada na 19ª DP (Tijuca). O motivo alegado na delegacia foi a reação a um pedido de dinheiro de Tânia para ir ao médico.
"Esse homem não tem reputação para fazer esse tipo de denúncia (sobre uso de dinheiro de contravenção)", disse a deputada.
Cidinha reafirmou que recebeu dinheiro de Castor de Andrade. "Foi num programa de rádio e fiz a doação ao vivo, para uma entidade beneficente". Ela disse ter recibos, mas ainda não os localizou.
O procurador Antônio Carlos Biscaia, disse que "Cidinha Campos pode colocar o que ela quiser" no relatório da CPI. "A comprovação é que não existe."
O deputado Jamil Haddad (PSB-RJ) renunciou ontem à imunidade parlamentar e autorizou a quebra de seu sigilo bancário e fiscal. A renúncia foi por carta à Presidência da Câmara.
CPI
Tanto o vice-presidente da Câmara, deputado Adylson Motta (PPR-RS) quanto o procurador da casa, Vital do Rêgo (PDT-PB), acham que não é o momento apropriado para a instalação de uma CPI para apurar a participação de parlamentares com o bicho.
"Temos vários outros pedidos na frente, e por enquanto só há indícios", disse Adylson Motta.

Texto Anterior: Abertura dos cofres é demorada
Próximo Texto: Caso fortalece nome de juíza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.