São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton acha que juros nos EUA vão cair

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente Bill Clinton disse que as taxas de juros nos EUA estão muito altas. "Eu acho que elas vão recuar", afirmou, em entrevista à cadeia de tevê NBC.
Sobre a queda na Bolsa de Valores de Nova York, Clinton acredita que foi "exagerada a reação do mercado quando o Fed (o independente banco central dos EUA) elevou um pouquinho os juros no curto prazo".
Embora considere os juros altos, Clinton ressaltou que as taxas ainda estão mais baixas do que estavam quando a recessão tocou o fundo do poço. A recessão durou de julho de 1990 a março de 1991.
Clinton voltou a afirmar que a economia norte-americana está saudável e, mais uma vez, pediu calma aos norte-americanos. "Não vejo qualquer razão para que se precupem com o estado da economia."
A "chairman" do conselho de assessores econômicos da Casa Branca, Laura Tyson, negou um conflito entre o governo e o Fed em relação à política monetária. O Fed determina o nível dos juros, tendo autonomia sobre a política monetária.
A Casa Branca e o Fed, afirmou Tyson, estão comprometidos com os mesmos objetivos de manter o crescimento econômico sustentável com inflação baixa.

Texto Anterior: Mercado dos EUA vive pior crise desde 89
Próximo Texto: Estrangeiros tiram US$ 1 bi do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.