São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista já

LUIZ CAVERSAN

RIO DE JANEIRO – Esta história da lista de nomes supostamente beneficiados pelo dinheiro sujo do jogo do bicho do Rio está a ponto de virar uma novela, com tramas, subtramas, ameaças e desmentidos. A trama é fornecida pelo Ministério Público, que não divulga publicamente todos os nomes encontrados na lista dos bicheiros, mas deixa vazar alguns. Depois, desmente tudo e acaba por confirmar suspeitas.
A postura da Justiça do Rio nesse caso deve ser uma só: conduzir pública e transparentemente as investigações, revelando os nomes envolvidos, se for o caso, e não sub-repticiamente, permitindo desde logo a defesa dos envolvidos, não apenas desmentidos a informações sem fonte.
O procurador Antonio Carlos Biscaia, que conduz as investigações, não pode deixar que caia no descrédito esta importante iniciativa no sentido de se desmatelar a já secular rede de influências e propinas patrocinada pelos "banqueiros" do bicho. Tem a obrigação, inclusive, de dar continuidade à ação efetiva da juíza Denise Frossard, que no ano passado colocou atrás das grades os chefões do jogo do bicho.
Não importa quais nomes encontrem-se na lista –policiais, políticos, jornalistas, empresas–, eles devem vir oficialmenmte a público. Se alguns deles estão ali numa tentativa de os bicheiros comprometerem desafetos, isto será facilmente aferido com auditoria nas contabilidades de campanhas políticas ou a quebra de sigilo bancário, entre outras providências possíveis. Há instrumentos legais para isso.
O importante, agora, é ir até o fim, com o respeito devido à opinião pública, que não pode ficar, assim como os injustamente acusados, à mercê das informações desencontradas.

Uma curiosidade, apenas: assim como a prisão dos matadores da chacina de Vigário Geral, assim como a prisão de PC na Tailândia e como a revelação da existência da máfia dos "anões" do Congresso, a lista dos bicheiros vem a público por causa de uma delação. É o dedurismo a serviço da democracia...

Texto Anterior: O novo ministro
Próximo Texto: O Movimento dos Sem-Cabeça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.