São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liga também 'lavaria' dinheiro

DA SUCURSAL DO RIO

No organograma do jogo do bicho, a Folha apurou que a Liga Independente das Escolas de Samba foi escolhida para fachada legal e uma das frentes de lavagem de dinheiro ilegal.
Outro objetivo da liga seria o de dar respeitabilidade social aos bicheiros. Na divisão do organograma, coube ao "Capitão" Ailton Guimarães controlar a administração da liga.
Ele é um ex-oficial do Exército ligado à repressão política à época do regime militar. Com mais 13 bicheiros, foi condenado à prisão, em 93, por formação de quadrilha e bando armado.
Guimarães disputa a sucessão ao posto máximo da cúpula do bicho, hoje em poder de Castor, com Anísio Abrahão David e Antonio Petrus Kallil, o "Turcão".
O secretário-executivo da liga, Jorge Alberto, negou qualquer envolvimento da entidade com o jogo do bicho. Segundo ele, com a prisão de Guimarães, a liga ficou sob nova direção.
Atualmente, afirma Alberto, a liga é comandada pelo deputado federal Paulo Almeida (PSD-RJ). "Não sei de nada dessa história de esquema do bicho. Aqui o pessoal é tudo novo."
Alberto nega que no escritório nº 1.513 do edifício Cândido Mendes tenha funcionado a administração central do bicho. "A liga ocupou esse escritório por alguns meses, para realizar suas reuniões das quartas-feiras.

Texto Anterior: Castor nega ligação com narcotráfico
Próximo Texto: PDT articula instalação de CPI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.