São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bellosguardo preserva boa mesa italiana

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O espírito das velhas cantinas paulistanas, mais frequentes na zona Leste da cidade ou no bairro do Bexiga, tem um legítimo representante em Moema –a cantina Bellosguardo. É de fato o espírito que está lá, já que a paisagem (do bairro e da casa) não são os mesmos. À mesa, porém, não restam dúvidas sobre sua origem.
Estas origens são longínquas, embora o Bellosguardo tenha sido fundado há apenas nove anos. Mas seus fundadores viram a luz há quase 70, no Sul da Itália, terra ensolarada de cidades como Napoli e Bellosguardo.
Renato Peduto, 68 anos, e sua mulher Adelina Mazza Peduto, 69, chegaram ao Brasil há 40 anos. Renato veio trabalhar com o cunhado, dom Ciccilo –o fundador de alegres cantinas como a Dom Ciccilo e a Balilla. Nesta última, que ainda hoje pertence à família Mazza, Peduto ficou 23 anos, até abrir sua própria casa.
A Bellosguardo, embora por seu tamanho (160 lugares) conte com bom número de funcionários, trabalha ainda num sistema basicamente familiar. Renato fica no salão, conversando com os clientes, dando palpites nos pedidos. Adelina cuida da cozinha, zelando pelo molho de tomates que ali requer ao menos sete horas de lento cozimento. Na administração ajuda a filha Rosa Peduto, 35.
A comida do Sul da Itália dá o tom do cardápio de cantina do Bellosguardo. O molho de tomates participa de vários preparados, puro ou como base de outros molhos. Das massas caseiras, os fusilli, massa grossa e oca (simplesmente com o molho de tomate, ou à calabresa), são as vedetes, concorrendo com a massa seca importada da Itália (como os spaghetti com polvo e molho... de tomate). Outra foge um pouco à regra dos temperos: penne com ervas (alecrim, sálvia, manjericão com molho branco).
Se os antepastos são um bom começo, as sobremesas (basicamente sorvetes) não chamam a atenção, sem que por isso a Bellosguardo deixe de manter-se uma representante à altura das cantinas paulistanas.

Hoje o quadro de restaurantes está à pág. Especial-7

Texto Anterior: Intrépida Trupe traz "ARN2" à cidade
Próximo Texto: Troisgros 1; 2; Estante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.