São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para visitar o Vaticano

FEDERICO MENGOZZI
ESPECIAL PARA A FOLHA

É tanto brilho que ofusca as demais jóias que os museus do Vaticano exibem.
A Capela Sistina é o destaque de um roteiro que, saindo do viale Vaticano com via Tunisi, em Roma, conduz às diversas seções onde se dividem as coleções de arte reunidas ao longo dos séculos pela Igreja.
É um dos maiores acervos, impossível de ser visto num só dia e, mesmo que o visitante eleja só uma parte, exige boa disposição e sapatos confortáveis.
A Capela Sistina fica no fim do roteiro e se entra por uma porta que tem, no lado direito, "O Juízo Final", agora sem o tapume que o escondeu durante anos.
Mais uma vez, o brilho de Michelangelo ofusca outras jóias, como os 12 afrescos de importantes pintores renascentistas que ocupam paredes mais largas da capela.
São cenas do Velho e do Novo Testamento, pintadas por Rosselli, Signorelli, Botticelli, Perugino, Ghirlandaio -mestre de Michelangelo- e Pinturicchio.(FMe)

MUSEUS VATICANOS – Viale Vaticano, Roma, tel. (06) 698-3333. Aberto diariamente, das 9h às 14h, exceto aos domingos. Ingresso: 8.000 liras (US$ 5). Grátis na manhã do último domingo de cada mês.

Texto Anterior: Roma tem nova Capela Sistina
Próximo Texto: Artista quis recusar tarefa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.