São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As rádios devem tocar mais música nacional?

DA REPORTAGEM LOCAL

Até 92, as rádios eram obrigadas por lei a tocar 50% de sua programação de música nacional durante o horário nobre –das 19h às 22h.
Isto estava previsto no decreto lei 50.929 de 8 de julho de 61, revogado em 8 de janeiro de 92 pelo decreto 417.
O órgão que controla a radiodifusão no Brasil é o Ministério das Comunicações. Como as emissoras de TV, as rádios precisam de concessões (permissão legal) federais para funcionarem.
Existem hoje 54 emissoras de rádio operando na Grande São Paulo. Elas atraem uma média 1,5 milhão de ouvintes por minuto entre 5h e 18h.
A primeira transmissão de rádio no Brasil foi feita em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. Seu autor foi Edgard Roquete Pinto.
Ele mesmo, ao lado de Henrique Moritze, fundou a primeira emissora comercial do Brasil. A Sociedade do Rio de Janeiro foi fundada em 1923.
O grande impulso do rádio foi na década de 30, chamada de "a era do rádio". No mundo inteiro, o meio começa a fazer parte da vida das pessoas.
Em 1935 foi inaugurada a Rádio Tupi. Fazia parte do grupo Diários Associados, de Assis Chataubriand, que chegou a 34 jornais e 36 emissoras de rádio em todo país.
Em 12 de setembro de 1936 foi inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A emissora é considerada um marco cultural na história do país.
Na época as rádios tinham espaço para programas musicais, novelas, jornais, programas de auditório e qualquer outra coisa, como a TV hoje.
Alguns atores da Rádio Nacional passaram para a TV e são conhecidos até hoje. Paulo Gracindo, por exemplo, fazia o "Balança Mas Não Cai".
Uma das mais curiosas histórias do rádio aconteceu nos Estados Unidos, em 1938. Orson Welles anunciou uma invasão da Terra por marcianos.
Era a dramatização de "A Guerra dos Mundos", livro clássico de ficção científica de H.G. Wells. Orson Welles é famoso como diretor de cinema.
Na década de 60, com a chegada da televisão, o rádio perdeu sua força. Na década de 70, começa a crescer no Brasil o espaço das rádios FM.
Estas emissoras eram moldadas no estilo "rádio da alegria". A fórmula foi criada pelos americanos, para animar os soldados na Segunda Guerra.
Com o tempo, as rádios retomaram seu espaço. Hoje sua audiência é maior que a da TV, durante a maior parte do dia.
Em dezembro o Datafolha pesquisou o que as pessoas passavam mais tempo fazendo: ouvindo rádio, vendo TV ou lendo jornais e revistas.
O rádio foi o que teve maior número de respostas –45% dos entrevistados.

Texto Anterior: As rádios devem tocar mais música nacional?
Próximo Texto: Intercâmbios: última chamada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.