São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cobain era casado e tinha uma filha; Nirvana foi a banda pioneira do "grunge"; Grupo repudia assédio de fãs; O NÚMERO; Cobain entra em coma na Itália; A MORTE

Cobain era casado e tinha uma filha
O vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, nasceu em 20 de fevereiro de 1967, em Aberdeen (Washington). Casou-se em 1992 com a vocalista da banda Hole, Courtney Love. Eles tiveram uma filha, Frances Bean Cobain, que hoje tem um ano e meio. A família morava em Seattle (Washington).

Nirvana foi a banda pioneira do 'grunge'
Cobain fundou o trio Nirvana em 1987, na cidade de Aberdeen. Além dele no vocal, a banda era composta por Dave Grohl, 24, na bateria, e Chris Novoselic, 29, no baixo. Nirvana foi uma das primeiras bandas batizadas como "grunge" (estilo que na música caracteriza-se pelo som não-sofisticado, melódico mas barulhento, e na moda, por roupas largas, rasgadas e básicas).

O NÚMERO
5 milhões
de exemplares foi quanto vendeu nos Estados Unidos o segundo álbum do Nirvana, "Nevermind" (de 1991)

Grupo repudia assédio de fãs
Quando estiveram no Brasil (em janeiro de 93), tanto Cobain como Dave Grohl reclamaram do assédio dos fãs. "Se não houvesse segurança no aeroporto eles pulariam nos nossos pescoços", afirmou Grohl. Já Cobain foi mais direto: "Ninguém me deixa em paz". Chris Novoselic confessou, na mesma ocasião, que o grupo não estava preparado para o sucesso. "O sucesso é idiota", afirmou Grohl.

Cobain entra em coma na Itália
Rohypnol –um calmante– e champanhe foram responsáveis pelo coma de Cobain no último dia 4 de março, em Roma. O detalhe é que a droga age no sistema nervoso central e quando ingerida com álcool diminui os reflexos e pode levar à parada respiratória e até à morte.

A MORTE
"Durante cinco anos senti vontade de me matar diariamente; mas nunca estive tão feliz quanto agora"
Cobain em uma de suas últimas entrevistas publicada na revista inglesa The New Musical Express, na qual comentava o LP "In Utero" –último da banda, lançado em 1993. O nome inicial do álbum era "I Hate Myself and I Want to Die", ou "Eu me odeio e quero morrer".

Texto Anterior: Tiro colocou o ídolo na história do rock'n'roll
Próximo Texto: Órfãos de Kurt
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.