São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA investigam testes militares em pacientes

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Uma subcomissão do Congresso dos EUA iniciou ontem investigação com o objetivo de provar que o Exército usou 88 doentes com cancêr em experiências com radiação para fins militares.
Os pacientes, quase todos negros e pobres, foram submetidos a altas doses de radiação em todo o corpo entre 1960 e 1971 na Universidade de Cincinnati, Ohio.
A maioria tinha tumores em estágios avançados nos pulmões, seios e intestinos. O uso de radiação pelo corpo todo só é aplicado em casos de leucemia.
A subcomissão pretende mover uma ação milionária contra o Pentágono (órgão responsável pelas Forças Armadas Norte-Americanas) para indenizar as famílias dos envolvidos.
Eugene Saenger, médico responsável pelas experiências na época, deve ser ouvido pela comissão esta semana.
Os experimentos na Universidade de Cincinnati foram interrompidos em 1972, depois que um relatório informou que um terço dos pacientes havia morrido por causa dos efeitos da radiação.

Texto Anterior: Indústria propõe 14,11% a metalúrgicos
Próximo Texto: Educação sexual pode acabar em casamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.