São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
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Vendas crescem com crediário em URV

DA REPORTAGEM LOCAL

O crediário indexado à URV está se tornando cada vez mais popular. As lojas de bens duráveis chegam a registrar aumentos de até 33% nas vendas a prazo.
A Casas Bahia, por exemplo, já financia cerca de 8.000 produtos por dia nas suas cem lojas. Antes do indexador, a venda a crédito diária era de 6.000 unidades.
Michael Klein, diretor, informa que a venda à vista não se alterou. A sua rede de lojas continua comercializando 2.000 mercadorias diariamente. A URV já responde por 66% das vendas financiadas.
O crediário em URV da Casas Bahia vai até 10 pagamentos. A taxa de juro é de 3,9% ao mês. A empresa ainda mantém ainda prestações fixas em cruzeiros reais com juro de 48% ao mês.
O Mappin registrou aumento de 10% nas vendas a prazo desde que lançou crediário em URV. Sérgio Orciuolo, diretor de comunicação, informa que a venda financiada já detém 30% do faturamento.
Segundo ele, nos períodos de baixa inflação o crediário chegou a participar com 40% da receita do Mappin. A venda a crédito do Mappin (que só trabalha com a URV) vai até dez prestações, a juros de 0,75% a 4% ao mês.
Orciuolo conta que a opção mais procurada pelo cliente é a de seis pagamentos, com taxa de juros de 2,2% ao mês. "O consumidor está mais tranquilo, especialmente depois que recebeu o primeiro salário indexado à URV."
"Aumentou porque o consumidor percebeu que o salário e a prestação têm a mesma correção", diz Alexandre Bossolani, diretor executivo, do Eletro-Magazine. A taxa de juros é de 3% ao mês. O crediário responde por 45% a 50% das vendas. O prazo máximo é de nove meses e a empresa não trabalha mais com prestações fixas.
A Mesbla dá a opção de compra a crédito com prestações fixas em cruzeiros reais. Nesse caso o cliente pode pagar em duas ou três vezes, com juros de 52% ao mês.
Dia das Mães
Os lojistas já estão se estocando para o Dia das Mães. A volta do crediário mais longo faz o comércio apostar numa venda até 30% maior do que a do ano passado.
A Casas Bahia entrou neste mês com 133 mil eletrodomésticos portáteis em estoque, volume 20% maior do que o do ano passado.
A Eletro-Magazine está comprando para o Dia das Mães deste ano 30% mais do que em igual período do ano passado, informa Alexandre Bossolani. (Fátima Fernandes)

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