São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois cineastas morrem no fim-de-semana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O cineasta e explorador francês Jean-Jacques Languepin, especialista em filmes esportivos e de montanhismo, morreu na última sexta-feira em Larchant, perto de Paris, aos 69 anos de idade.
No dia seguinte, sábado, em Paris, morreu Marcel Ichac, pioneiro das filmes sobre montanhas e que com Languepin havia rodado em 1949 "Groenlância - 20 Mil Léguas sobre o Gelo", filme que ganhou um prêmio especial do júri no festival de Cannes em 1952. Ichac estava com 87 anos de idade.
Ichac filmou as primeiras expedições francesas ao Himalaia. Seu filme "Karokoram", de 1936, recebeu um Leão de Prata no Festival de Cinema de Veneza. O cineasta também coseguiu o Oscar de melhor curta-metragem em 1964 por seu filme "La Riviére du Hibou".
O cineasta era um dos mais interessados em novidades tecnológicas. Foi o primeiro a utilizar o CinemaScope no país, em 1953, no filme "Novos Horizontes".
Seu companheiro Languepin foi premiado com filmes como "Himalaia - Paixão Cruel", no Festival de Trento, em 1954. Dirigiu ainda "Homens e Montanhas" e "Homens no Céu". A causa das mortes não foram reveladas.

Texto Anterior: Fã picha carro do pai do garoto que acusa cantor
Próximo Texto: Biografia traz novidades sobre sua vida sexual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.