São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imobiliárias convertem aluguel pelo pico

DA REPORTAGEM LOCAL

As imobiliárias querem converter os contratos de aluguéis antigos para URV pelo valor de pico. O valor atual em cruzeiros reais é atualizado pelo índice previsto no contrato até a data de conversão e transformado em URV.
Esta proposta está sendo enviada a inquilinos via cartas que, em alguns casos, estipulam prazo para resposta. Se ele não responder, a empresa entende que concordou com o cálculo.
A imobiliária OMA, por exemplo, estipulou que a não-manifestação do inquilino em 72 horas significa que as mudanças propostas foram aceitas.
O advogado Waldir de Arruda Miranda Carneiro diz que a forma utilizada pode ser facilmente contestada na Justiça e qualifica como "comportamento maldoso" a atitude da imobiliária.
"A concordância deve ser por escrito", explica. Ele salienta que a conversão não é obrigatória.
O presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios), José Roberto Graiche, diz que as cartas buscam apenas obter resposta dos inquilinos à conversão.
"Temos que partir de um valor e utilizamos o pico para iniciar uma negociação", afirma Graiche, apesar de considerar os termos da OMA "não muito simpáticos".
Proprietário de imobiliária, Graiche diz que sua empresa também utiliza o valor de pico para negociar e que está chamando os locatários via carta. "Mas damos prazo de dez dias para uma resposta e, em caso de conversão, a repactuação se dá por escrito".
Graiche avalia que mesmo com o preço de pico, hoje os aluguéis custam de 20% a 50% menos que os valores dos contratos novos. "Há 18 meses a locação inicial aumenta mais que a inflação", diz.
Regina Giantomaso, gerente de locação da OMA, diz que a carta enviada atendeu ao objetivo: levar o inquilino a negociar.
"Chamamos os locatários por telefone, mas não adiantou". Agora, segundo ela, todos estão respondendo à carta. "A maioria não concorda com os valores, mas estão negociando", afirma.
Segundo a gerente, há inquilinos que aceitam valor até acima do pico na conversão.

Texto Anterior: Suspensão de taxa terá recurso
Próximo Texto: FMI quer que EUA eleve taxas de juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.