São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brizola descarta apoio a Lula e compara ação do PT à de Hitler

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O virtual candidato do PDT à Presidência, Leonel Brizola, disse ontem que o PT e seu virtual candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, agem como o Partido Nacional-Socialista alemão e seu líder Adolf Hitler.
Apoiado pelo Partido Nazista (abreviação de Nacional-Socialista), Hitler chegou ao poder na Alemanha em 1933 e deflagrou a 2.ª Guerra Mundial (1939/45), que causou a morte de 40 milhões de pessoas, entre as quais 6 milhões de judeus.
"O Lula e o PT trabalham através de raciocínios frios e técnicos. Assim foi construído o partido do Hitler na Alemanha, através de um pragmatismo aparentemente científico", disse Brizola.
O líder pedetista fez a comparação em entrevista pelo telefone à rádio Gaúcha, de Porto Alegre, ao comentar suposto avanço do PT sobre quadros e a base do PDT.
"Eu é que vou fazer um chamamento às bases do PT. A cúpula do PT tem uma tendência irresistível para a direita, o que não ocorre com as bases."
"Vou fazer um chamamento especialmente ao eleitorado popular que tem votado por simpatia no PT", prosseguiu Brizola.
Ele disse que as classes dirigentes do país estão apoiando o candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. "As classes dirigentes já escolheram o perdedor: o Lula".
Sobre as declarações de Lula, favoráveis a uma coligação com o PDT, Brizola disse que a tentativa mostra a "pouca idoneidade e a pouca seriedade" de Lula.
"Está desesperado, correndo atrás de nós", declarou Brizola. Ele tem dito que em hipótese alguma apoiará Lula.

Texto Anterior: Dirceu agrada empreiteiros
Próximo Texto: Para Sarney, sucessão estadual divide PMDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.