São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACOMPANHE AS INVESTIGAÇÕES

Polícia Federal
O que já fez: abriu sindicância para apurar o envolvimento do ex-superintendente Édson de Oliveira e de outros policiais federais com os bicheiros. Faz buscas a Castor de Andrade, que teve prisão preventiva decretada.
O que pode fazer: pode abrir processo disciplinar contra Oliveira. As penas vão da advertência à demissão da PF.

Polícia Militar
O que já fez: Tem mais 24 dias de prazo para concluir sindicância sobre envolvimento de 64 PMs citados na lista do bicho.
O que pode fazer: as penas vão da suspensão por 30 dias ao afastamento do cargo ou expulsão da corporação.

Polícia Civil
O que já fez: Faz diligências em ponto de descarga e apuração do jogo do bicho. Aguarda lista oficial dos envolvidos.
O que pode fazer: caso apreenda material nos pontos de descarga, abre novos inquéritos. Pode afastar policiais e delegados envolvidos.

Ministério Público Federal
O que já fez: pediu quebra do sigilo bancário da conta de Castor de Andrade na Suíça. Investiga os chamados "crimes federais": contrabando e remessa ilegal de dólares para o exterior. Aguarda informações da Procuradoria de Justiça no Rio sobre funcionários públicos federais envolvidos com o jogo do bicho.
O que pode fazer: pode abrir processos contra pessoas ligadas ao governo federal e ao Congresso que tenham recebido dinheiro dos bicheiros.

Ministério Público Estadual
O que já fez: analisa disquetes e livros-caixa dos bicheiros. Investiga o envolvimento de policiais civis e militares. Já enviou à Procuradoria Regional Eleitoral o nome dos políticos que estão citados no livro-caixa.
O que pode fazer: denuncia à Justiça os envolvidos e pede abertura de processos.

Procuradoria Regional Eleitoral
O que já fez: analisa lista de políticos fornecida pela Procuradoria de Justiça. Pode pedir abertura de inquérito na Polícia Federal caso considere as provas insuficientes ou levar a denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral. O parlamentar condenado por crime eleitoral perde o mandato e fica inelegível por três anos.

Tribunal de Justiça
O que já fez: quebrou sigilo bancário e pediu à Receita Federal declarações de renda de Castor de Andrade e dos cinco juízes citados na lista. Abriu processo administrativo para investigar o envolvimento dos juízes com o bicheiro.
O que pode fazer: juízes podem perder a função e até ser presos.

Câmara dos Deputados
O que já fez: espera divulgação da lista de deputados envolvidos com os bicheiros.
O que pode fazer: se houver indício de falta de decoro parlamentar, será aberto processo contra o deputado, que pode perder o mandato.

Assembléia Legislativa
O que já fez: 48 deputados, 12 a mais que o necessário, assinaram documento que pede a instalação da CPI para investigar envolvimento de sete parlamentares e do governador Nilo Batista com os bicheiros. Os deputados a favor da CPI estão fazendo vigília no plenário.
O que pode fazer: a CPI pode pedir a cassação dos deputados e o impeachment do governador.

Receita Federal
O que já fez: aguarda confirmação da lista dos envolvidos para investigar se houve sonegação em suas declarações de renda.
O que pode fazer: pode quebrar sigilo bancário dos suspeitos e, caso confirmada a sonegação, denuncia os sonegadores à Procuradoria Geral da República. O sonegador, além de multado, pode ser preso.

Texto Anterior: Justiça pode impedir reeleição de suspeitos
Próximo Texto: Procuradoria deve denunciar 70 pessoas da lista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.