São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de SP autoriza abertura de todas as farmácias nos fins-de-semana

ALESANDRA BLANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O secretário municipal da Saúde, Silvano Raia, publicou ontem portaria no Diário Oficial permitindo a abertura das farmácias nos finais de semana independentemente da escala de plantões.
A portaria, válida por 180 dias, diz que todas as farmácias continuam obrigadas a cumprir o esquema de plantão, mas também poderão abrir nos fins-de-semana que não estiverem escaladas, desde que isso se torne permanente.
"Quem resolver abrir em um domingo fora de seu plantão terá de abrir todos os domingos, sempre no mesmo horário", disse o presidente da Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias), Ronaldo de Carvalho.
Uma pesquisa Datafolha apontou que 86% da população entrevistada é a favor da liberação do horário de funcionamento das farmácias. O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos é contrário à medida.
Para o presidente do sindicato, Pedro Zidói, "a fiscalização falha" vai permitir que as grandes drogarias fiquem abertas apenas em horários de movimento.
Isso, de acordo com Zidói, provocaria grande prejuízo às pequenas e médias farmácias.
"Os pequenos estabelecimentos não têm condições de abrir todos os fins-de-semana e, nos plantões obrigatórios, vão sofrer concorrência das grandes redes", disse.
O presidente da Abrafarma concorda que haverá concorrência, mas diz que ela será "mínima". "O fim-de-semana representa apenas 5% do movimento."
Protesto
Na segunda-feira, o sindicato deverá colocar faixas nas portas de farmácias como protesto contra a decisão da prefeitura.
A assessoria da secretaria informou que a medida é apenas "uma experiência". Enquanto vigorar a portaria, uma comissão formada por membros da secretaria, sindicato, Abrafarma e Conselho Regional de Farmácias vai avaliar a medida e tomar decisão definitiva.
A comissão já se reuniu duas vezes este ano e não chegou a uma conclusão. (Alessandra Blanco)

Texto Anterior: Hospital completa seis meses fechado
Próximo Texto: Ministro diz que boicote de hospitais 'não preocupa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.