São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moradores recuam e desistem de invasão

DA REPORTAGEM LOCAL

Os moradores de Pinheiros não pretendem mais invadir a casa da rua Coropés, 234. Os moradores contrários ao prolongamento da Faria Lima usaram a invasão, na quinta e sexta-feira, para impedir a demolição do imóvel.
"Nós só ocupamos a casa para protestar contra a falta de clareza das decisões da prefeitura. Se a prefeitura forçar e quiser demolir, vai poder demolir", disse o arquiteto Siegbert Zanettini, do movimento Vila Olímpia Viva.
Mas, segundo Zanettini, é um contracenso a administração começar a demolição das casas da rua Coropés pelo imóvel 234.
"Ele fica entre a igreja São João e o Colégio Palmares. A igreja pode ser tombada pelo patrimônio histórico. O colégio, pela legislação, só deve ser demolido quando acabar este ano letivo", disse Zanettini.
A prefeitura adiou para hoje a demolição da casa 234. Funcionários da Administração Regional de Pinheiros devem derrubar hoje a casa.
Para Horácio Galvanese, do movimento Pinheiros Vivo, "o prefeito, mesmo sabendo do provável tombamento e da impossibilidade de demolir este ano a escola, quer fazer uma política de fatos consumados e usar o terreno para canteiro de obras."
A casa que pode ser demolida hoje, antiga sede da TVA, está assentada em um terreno com 2.000 m2.
O fato de terem desistido da invasão não significa, segundo Zanettini, que os integrantes do Pinheiros Vivo e Vila Olímpia Viva vão deixar de protestar contra as demolições.
"A cada passo sem transparência, ilegal ou antidemocrático da prefeitura nós vamos protestar", disse Zanettini.
A construção da nova avenida Faria Lima foi decidida por lei dia 3 de janeiro de 1968. Depois de concluída, a nova avenida vai ligar a Pedroso de Morais à avenida Juscelino Kubitschek, no trecho de Pinheiros.
Já o trecho da Vila Olímpia, que deve ser construído numa segunda etapa, vai sair da Juscelino Kubitschek e chegar na avenida Hélio Pelegrino.
A nova avenida, idealizada pelo arquiteto Júlio Neves, foi batizada de Boulevard Sul.

Texto Anterior: Fila de banco leva 40 minutos
Próximo Texto: Moto mata 8 vezes mais que carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.