São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
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Uma franquia ecológica

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO & MARCUS RIZZO
Apesar dos cretinos que continuam poluindo nossos rios, nosso ar e nossas praias e ruas, muitos empresários brasileiros já se deram conta da importância, até para a saúde de seus negócios, de preservar o meio ambiente.
Isso é mais verdadeiro ainda para quem pretende fazer qualquer negócio com países europeus, onde o empresariado leva essa coisa de ecologia muito a sério.
Só para citar um exemplo, um cliente dos autores desta coluna –cujos produtos têm e sempre tiveram qualidade de Primeiro Mundo– ao dar início a uma joint venture com uma empresa alemã, ouviu dos sócios estrangeiros uma única exigência: a de investir um montão de grana para aperfeiçoar o sistema de tratamento da água utilizada na sua indústria, antes de lançar essa água de volta ao rio que passa ao lado da fábrica, numa cidade do interior do Brasil.
O investimento foi feito e o negócio vai muito bem obrigado. Aliás, segundo nosso cliente, o investimento feito já retornou e hoje a associação é bem lucrativa.
Notem que os alemães não dependiam da água do tal riachinho para viver e, se pensassem como alguns peso-pesados brasileiros, iam querer que o rio e as populações que vivem à volta dele explodissem. Mas não fizeram isso. Porque sabem que não pode haver qualidade de vida na Europa se não houver respeito ao meio ambiente ao redor do globo inteiro. Ponto para eles!
Para gente que pensa como esses germânicos, surgiu nos Estados Unidos uma rede de franquias, a Shred-It. Cada franquia é um caminhãozinho equipado com máquinas de grande porte para cortar em tirinhas minúsculas e preparar para reciclagem todo o papel velho usado nas empresas que contratam seus serviços.
Essas franquias matam três coelhos com uma paulada só: livram seus clientes de montanhas de lixo, reciclam esse lixo e, como um benefício extra, garantem que nenhum documento contendo informações secretas ou comprometedoras que seja jogado fora vá parar nas mãos da concorrência ou de qualquer pessoa que não deva ter acesso a esses segredos.
Para saber mais a respeito, é só mandar um fax para o vice-presidente da franqueadora, John Prittie, pelo (00-1-416) 855-7732. Na pior das hipóteses, ele vai poder picar seu fax em tirinhas, para depois reciclar o papel.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University, escritores e conferencistas.

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