São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
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Indústria francesa de supergelados chega ao país

Bonduelle quer crescer através de aquisições no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

A multinacional francesa Bonduelle, líder européia na área de alimentos supergelados e legumes em conserva, acaba de se instalar no Brasil.
A exemplo da matriz, a Bonduelle do Brasil Comercial Ltda pretende crescer através de aquisições.
"Não há mais por onde crescer na Europa e o grupo viu com bons olhos o potencial da América Latina", diz Fernando José Falco Pires Correia, diretor comercial da empresa no Brasil.
A Bonduelle enfrenta, logo na estréia, um concorrente de peso, a marca Camila, da Batavo, que também está sendo lançada nacionalmente.
O principal fornecedor do setor de legumes e vegetais supergelados ainda é a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), que comercializa 500 toneladas/mês do produto. Em 1992 a CAC chegou a comercializar o dobro do volume atual.
A Bonduelle abriu escritório de importação de seus produtos em São Paulo ao mesmo tempo em que procura área para instalar seu parque industrial, a ser erguido em 1995, a partir do cumprimento de previsão de metas de venda.
Inicialmente, serão comercializadas 160 toneladas/mês entre legumes supergelados e em conservas. Para 1995 está previsto atingir a meta de 300 toneladas/mês, quando a Bonduelle deverá industrializar seus legumes no Brasil.
Entre os 56 itens comercializados, a marca irá introduzir purês e saladas crocantes. E mais, produtos inéditos como a cenoura parisiense (cortada em formato de bolinha) e a couve de Bruxelas.
Nos cálculos da Bonduelle, seus produtos terão preços próximos aos dos legumes in natura. "Um maço de brócolis custa 1,6 URV. Um quilo do brócolis supergelado corresponde a dois quilos do produto in natura, e vai chegar ao consumidor por 3,4 URVs", afirma.
A Bonduelle é dona de 17 fábricas na Europa e fatura anualmente US$ 800 milhões, com o processamento de 650 mil toneladas/ano de legumes.
Nos últimos dois anos comprou a indústria belga Marie Thumas, a francesa Cassegrain e se uniu a um pool de cooperativas para comercializar a marca Primeurop. (MM)

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