São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994 |
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Indústria francesa de supergelados chega ao país Bonduelle quer crescer através de aquisições no Brasil DA REPORTAGEM LOCAL A multinacional francesa Bonduelle, líder européia na área de alimentos supergelados e legumes em conserva, acaba de se instalar no Brasil.A exemplo da matriz, a Bonduelle do Brasil Comercial Ltda pretende crescer através de aquisições. "Não há mais por onde crescer na Europa e o grupo viu com bons olhos o potencial da América Latina", diz Fernando José Falco Pires Correia, diretor comercial da empresa no Brasil. A Bonduelle enfrenta, logo na estréia, um concorrente de peso, a marca Camila, da Batavo, que também está sendo lançada nacionalmente. O principal fornecedor do setor de legumes e vegetais supergelados ainda é a Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), que comercializa 500 toneladas/mês do produto. Em 1992 a CAC chegou a comercializar o dobro do volume atual. A Bonduelle abriu escritório de importação de seus produtos em São Paulo ao mesmo tempo em que procura área para instalar seu parque industrial, a ser erguido em 1995, a partir do cumprimento de previsão de metas de venda. Inicialmente, serão comercializadas 160 toneladas/mês entre legumes supergelados e em conservas. Para 1995 está previsto atingir a meta de 300 toneladas/mês, quando a Bonduelle deverá industrializar seus legumes no Brasil. Entre os 56 itens comercializados, a marca irá introduzir purês e saladas crocantes. E mais, produtos inéditos como a cenoura parisiense (cortada em formato de bolinha) e a couve de Bruxelas. Nos cálculos da Bonduelle, seus produtos terão preços próximos aos dos legumes in natura. "Um maço de brócolis custa 1,6 URV. Um quilo do brócolis supergelado corresponde a dois quilos do produto in natura, e vai chegar ao consumidor por 3,4 URVs", afirma. A Bonduelle é dona de 17 fábricas na Europa e fatura anualmente US$ 800 milhões, com o processamento de 650 mil toneladas/ano de legumes. Nos últimos dois anos comprou a indústria belga Marie Thumas, a francesa Cassegrain e se uniu a um pool de cooperativas para comercializar a marca Primeurop. (MM) Texto Anterior: Frangosul investe em propaganda; Linha Natura Mamãe e Bebê ganha bolsas; CRM faz barra de ouro para Dias das Mães Próximo Texto: Rede Hudson abre lojas de conveniência Índice |
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