São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
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CVV dá ajuda pelo telefone

DA REPORTAGEM LOCAL

O CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço telefônico grátis que atende 24 horas pessoas que pensam em suicídio. Recebem 4 mil ligações por mês só na cidade de São Paulo.
O CVV não tem estatísticas que mostrem o número de chamadas de adolescentes, mas, segundo Arthur, voluntário em Pinheiros, o número é grande.
O tratamento que um adolescente recebe quando liga para lá é igual ao de um adulto. "Nós tentamos entender a pessoa e não minimizamos os problemas de ninguém", conta.
Ele dá um exemplo: A dor sentida por uma adolescente que briga com o namorado pode ser muito grande para ela."
A postura do CVV, nesse caso, seria de compreensão."Nós jamais diríamos para essa menina que ela pode arranjar outro namorado, pois isso deve ser o que ela está ouvindo de todo mundo."
Arthur aconselha que a atitude adotada por amigos de suicidas em potencial seja a mesma . "Jamais diga para essa pessoa que seu sofrimento é bobagem."
Outro conselho dele é que se permita o desabafo. "A gente sempre deixa a pessoa chorar para se aliviar", diz.
Na última quarta-feira, Arthur recebeu o telefonema de um homem que disse:"Eu vou me matar mas quero chorar primeiro". A conversa durou bastante tempo e Arthur ficou otimista. "No fim ele estava bem mais calmo."

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