São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
CVV dá ajuda pelo telefone
DA REPORTAGEM LOCAL O CVV (Centro de Valorização da Vida) é um serviço telefônico grátis que atende 24 horas pessoas que pensam em suicídio. Recebem 4 mil ligações por mês só na cidade de São Paulo.O CVV não tem estatísticas que mostrem o número de chamadas de adolescentes, mas, segundo Arthur, voluntário em Pinheiros, o número é grande. O tratamento que um adolescente recebe quando liga para lá é igual ao de um adulto. "Nós tentamos entender a pessoa e não minimizamos os problemas de ninguém", conta. Ele dá um exemplo: A dor sentida por uma adolescente que briga com o namorado pode ser muito grande para ela." A postura do CVV, nesse caso, seria de compreensão."Nós jamais diríamos para essa menina que ela pode arranjar outro namorado, pois isso deve ser o que ela está ouvindo de todo mundo." Arthur aconselha que a atitude adotada por amigos de suicidas em potencial seja a mesma . "Jamais diga para essa pessoa que seu sofrimento é bobagem." Outro conselho dele é que se permita o desabafo. "A gente sempre deixa a pessoa chorar para se aliviar", diz. Na última quarta-feira, Arthur recebeu o telefonema de um homem que disse:"Eu vou me matar mas quero chorar primeiro". A conversa durou bastante tempo e Arthur ficou otimista. "No fim ele estava bem mais calmo." Texto Anterior: O suicídio de ídolos induz à morte de fãs? Próximo Texto: Suicídios no Brasil são metade da média mundial Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |