São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suicídios no Brasil são metade da média mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, pelo número de suicídios, o Brasil deve ser um dos melhores lugares do mundo. A cada 100 mil pessoas, só quatro se matam. Isso representa aproximadamente metade da média mundial –8.
Na Hungria, campeã mundial de suicídios, 38,6 pessoas a cada grupo de 100 mil se matam todos os anos.
Não há nenhuma relação entre as condições de vida dos lugares e a tendência ao suicídio. O segundo lugar na lista mundial é o Sri Lanka, uma ilha no oceano Índico, próxima à Índia, sacudida por uma guerra civil entre duas etnias. A cada 100 mil cingaleses (habitante do país), 35,8 se matam, segundo a OMS.
Em terceiro lugar vêm a Finlândia, país do norte da Europa, que passa por invernos geladíssimos (parte de seu território está dentro do Círculo Polar Ártico). Há 29,8 suicidas a cada 100 mil finlandeses.
O quarto colocado é um país onde a maioria dos brasileiros sonha em viver: a Suíça tem belas paisagens, renda per capita alta e bem distribuída e organização que faz com que tudo funcione. Entretanto, 22,7 a cada 100 mil suíços se matam a cada ano.
Normalmente, homens se matam mais que mulheres. Na Hungria, por exemplo, 58 homens a cada 100 mil se matam. Entre as mulheres, a taxa cai para 20,7.

Texto Anterior: CVV dá ajuda pelo telefone
Próximo Texto: Pensar em morte é normal na adolescência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.