São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritmo marca passos e golpes praticados na capoeira

MARIA LUISA CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem faz capoeira até já esqueceu que pratica uma luta. Isso porque é uma atividade que mistura golpes com música, fazendo tudo parecer uma dança.
No Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), os alunos aprendem os movimentos básicos da capoeira, como quedas e golpes, em lutas individuais ou em roda.
A estudante de jornalismo Luciana Modé, 19, treina há um ano e vê na capoeira uma forma de desenvolver técnicas de defesa. "A violência depende do modo como você é orientado, como em qualquer luta marcial", diz.
Ela admite que poderia usar a capoeira para se defender de alguma situação perigosa. "Ela pode até matar porque os golpes são fortes", conta.
Para Luciana, a diferença entre a capoeira e as artes marciais está na malícia. "Como tem mais ginga, parece até que você está dançando."(MLC)

Texto Anterior: Esgrimistas do Brasil nunca foram à Olimpíada
Próximo Texto: Viviane Corbett é revelação brasiliera no tiro prático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.