São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquema de bicheiros era igual ao de PC

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A PF (Polícia Federal) tem dados que indicam que os bicheiros do Rio usam o mesmo esquema de Paulo César Farias para movimentar suas contas: CPFs falsos, duplos CPFs, "fantasmas", "laranjas", "testas-de-ferro" e contas correntes com até três titulares.
O primeiro "fantasma" identificado pela PF é Estanislau Meireles, ligado a Cláudio Antônio Guerra –ex-delegado da Polícia Civil em Vitória (ES).
Guerra foi classificado pela PF como uma das 14 pessoas que mais movimentam dinheiro e têm ligação com bicheiros do Rio.
Estanislau foi identificado pois, junto com seus extratos bancários, foi remetido documento do banco constatando que o CPF usado para a abertura da conta era falso. A PF aguarda confirmação da Receita.
As 14 pessoas que a PF denominou de "cabeças de grupo" não são necessariamente bicheiros (caso de Guerra). O bicheiro Antônio Kalil encabeça o grupo 5 e é o que tem maior movimentação. A PF fez esses levantamentos com base na documentação de quebra de sigilo de 82 pessoas e 42 empresas.
Os "cabeças de grupo" usam várias empresas de fachada, como hotéis, motéis, loterias, imobiliárias e postos de combustíveis.
Essas empresas, por movimentarem diariamente grandes somas, podem dissimular mais facilmente o dinheiro do jogo do bicho.
A PF já identificou bicheiros com dois CPFs. Há casos de pessoas cujos CPFs verdadeiros não coincidem com os encontrados nos documentos. E outros em que o bicheiro é o terceiro titular de uma conta –assim, ele não aparece no talão de cheque (só tem o nome de dois), mas pode assiná-los.
Esses dois outros, para a PF, podem ser "testas-de-ferro" (que dissimulam com consentimento), "laranjas" (que têm documentação usada sem consentimento) ou "fantasmas" (nomes fictícios).
Os documentos estão sendo preparados para análise pela equipe do delegado Paulo Lacerda, que investigou o esquema PC.

Texto Anterior: Análise deve durar dois meses
Próximo Texto: Câmara cassa Raunheitti e Raquel e absolve Aníbal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.