São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Tour' de 100 km mostra alquimia do malte

SILVIO CIOFFI
DA REDAÇÃO

Um "tour" de 100 quilômetros pelas Terras Altas revela alguns dos segredos da alquimia que os escoceses conseguem destilando basicamente dois ingredientes, a água pura e a cevada.
A "The Malt Whisky Trail" (ou a trilha do malte uísque) é bem-sinalizada e um mapa com informações detalhadas sobre oito destilarias é distribuído gratuitamente em todos os centro de informação turística da Escócia.
As destilarias que o folheto sugere visitar são Cardhu, Glenfarclas, Glenfiddich, Glen Grant, Glenlivet, Strathisla, Tamdhu, Tamnavulin e Speyside.
Atrás de cada um desses nomes complicados se esconde uma marca de "blended" uísque muito conhecida.
A Cardhu, cujo nome de origem gaélica significa pedra negra, faz o malte utilizado nas misturas dos Johnnie Walkers; já a Glenfiddich fabrica o malte do "blended" uísque Grant's; e a Strathisla destila a matéria-prima do Chivas.
O ideal é reservar pelo menos uma hora para ver cada uma das destilarias. Em setembro os campos de cevada são dourados e o clima bastante agradável na maior parte dos dias.
A primeira boa coisa desse tipo de via-sacra por várias destilarias é a possibilidade de comparar diferentes tipos de "single" malte uísques. A segunda é constatar que cada destilaria é única, tem seu cenário particular. E é esse cenário que determina inclusive algumas das características das bebidas.
Desde pequenas variações na água utilizada, no tipo de grão de cevada, até o formato do alambique, tudo entra em pauta quando o problema é destilar uísque.
O envelhecimento em barris de carvalho –cujo interior foi pulverizado com conhaque do tipo "sherry"– por um mínimo de três anos, também é determinante na qualidade do destilado. Outro dos muitos fatores diz respeito ao clima e à altitude em que a destilaria se encontra. Há ainda o governo britânico, implacável no controle da qualidade. A evaporação e o manejo dos estoques também não escapam da fiscalização.
Uma vez engarrafado o "single" malte deixa de envelhecer. Será então comercializado por um preço duas vezes superior ao dos "blended" uísques, que são mais comumente consumidos.
São 116 os "single" malte uísques classificados em toda a Escócia. Daria para passear uma vida inteira com a doce missão provar a "água da vida" que 500 anos de história e tradição só fizeram melhorar.(Silvio Cioffi)

Texto Anterior: Descubra em Pitlochry os segredos do destilado
Próximo Texto: Saiba como o malte uísque é produzido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.