São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estratégia prevê pronunciamento

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

O senador José Sarney (PMDB-AP) pretende fazer um pronunciamento no Congresso, na próxima semana, com a finalidade de chamar a atenção para a sua candidatura à prévia do PMDB (eleição interna entre os filiados do partido).
O plano dos assessores do ex-presidente é transformar o discurso no mais importante evento da campanha em busca dos votos peemedebistas.
Na opinião dos assessores, será um "pronunciamento de estadista". Segundo os dicionários, estadista é uma pessoa de atuação notável na política e na administração de um país.
Sarney disputa com os ex-governadores Orestes Quércia (PMDB-SP) e Roberto Requião (PMDB-PR) a vaga de candidato dos peemedebistas à sucessão presidencial. A escolha será feita no próximo mês.
O ex-presidente vai falar da sua experiência como presidente (1985-90), reconhecer que cometeu "erros" e sobretudo apontar o crescimento econômico do Brasil na sua gestão.
Sarney pretende dar ao discurso, o mesmo impacto que teve o pronunciamento feito pelo senador Mário Covas (PSDB-SP), no Congresso, quando estava em campanha à Presidência (1989).
Com o título de "Choque de Capitalismo", o pronunciamento de Covas foi um ato planejado por economistas e publicitários do PSDB.
O objetivo era promover um impacto favorável à candidatura tucana. O discurso teve grande repercussão nos jornais e emissoras de rádio e TV.

Texto Anterior: Doação sem bônus é crime, diz Sepúlveda
Próximo Texto: Emenda prevê sindicalização de militares no programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.