São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partidos procuram alternativa a Luís Eduardo

GILBERTO DIMENSTEIN; TALES FARIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As cúpulas do PFL e do PSDB entraram num impasse em torno da escolha do líder do PFL na Câmara, Luís Eduardo Magalhães (BA), como vice na chapa dos partidos para a sucessão presidencial.
Até o início da semana, ele era o mais cotado para vice na chapa encabeçada pelo senador Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP).
FHC e o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, foram informados de que o pré-candidato do PMDB à sucessão presidencial Orestes Quércia teria preparado um filme de campanha contra Luís Eduardo.
O filme reproduz a declaração de voto do deputado contra o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Luís Eduardo é filho do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães, cujo empenho na campanha no Nordeste é considerado "fundamental" por Tasso.
A idéia era anunciar na próxima sexta-feira a coligação eleitoral dos dois partidos com o PTB e o PP, já com a indicação do vice.
Mas o impasse em torno de Luís Eduardo pode atrapalhar a aliança, na avaliação da cúpula tucana. Eles pretendem que, até sexta, FHC e ACM combinem uma saída honrosa para Luís Eduardo.
ACM já havia se disposto a aceitar "qualquer nome" escolhido por FHC. Mas voltou atrás depois que Luís Eduardo passou a ser o mais cotado. Ele não quer que seu filho seja desgastado pela escolha de outro nome agora.
O PSDB quer propor um acordo segundo o qual, eleito, FHC trabalharia para a eleição de Luís Eduardo à presidência da Câmara.
A cúpula do PSDB também pretende que ACM defina o ritual para a escolha de um outro nome.
Os tucanos preferem, no PFL, os deputados Roberto Magalhães e Gustavo Krause (PE) e o ex-governador Vilson Kleinubing (SC).
Os nomes alternativos do PFL são o do presidente do partido, Jorge Bornhausen, e o do líder no Senado, Marco Maciel.
(Gilberto Dimenstein e Tales Faria)

Texto Anterior: D. Luciano recua e aceita a coligação PSDB e PFL
Próximo Texto: CNBB recomenda aos fiéis conhecer a conduta ética de seus candidatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.