São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB recomenda aos fiéis conhecer a conduta ética de seus candidatos

ROSANA DE VASCONCELOS
DA FOLHA SUDESTE

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vai recomendar aos fiéis que só votem após conhecer a conduta ética e a prática de serviços dos candidatos.
"Vender o voto é promover o corrupto e tornar-se cúmplice da corrupção dele," diz o texto "Hora de Grande Decisão", um pronunciamento oficial da CNBB.
O texto recomenda o repúdio ao "jogo de poder, a manipulação na escolha dos candidatos", sugere que os eleitores se informem sobre programas de governo dos partidos e traz críticas aos políticos e escândalos de corrupção.
Para a CNBB, esses escândalos levam "desde a lamentável tentação de anular o voto ou de votar em branco, até a enganosa ilusão do retorno à ditadura".
O documento foi aprovado pelos bispos na 32.ª Assembléia Geral da CNBB, que termina hoje em Itaici, município de Indaiatuba ( 110 km a noroeste de São Paulo).
O documento foi distribuído à imprensa no final da tarde de ontem. Em seguida, os bispos se reuniram reservadamente e não comentaram o texto.
Inicialmente estava prevista a elaboração de uma declaração sobre a conjuntura sócio-econômica do país, além das eleições.
Depois, a comissão encarregada da elaboração do texto optou por restringir o tema, já que as próximas eleições serão abrangentes.

Texto Anterior: Partidos procuram alternativa a Luís Eduardo
Próximo Texto: Leia o documento da CNBB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.