São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney diz que só ele pode salvar PMDB

PAULO YAFUSSO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ (MT)

O ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP) disse ontem em Cuiabá (MT) que a sua candidatura à Presidência é uma questão de sobrevivência do partido.
Sarney está no Estado para pedir votos aos peemedebistas que participarão da prévia do partido, que acontece no próximo dia 15 e vai escolher o candidato do PMDB à Presidência.
Para ele, o "dever do partido é sobreviver" e, se as pesquisas indicam que dos pré-candidatos do PMDB é o que tem melhores chances de enfrentar Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o partido deve refletir e escolher "aquele que está mais sintonizado com o povo". Ele admite apoiar Quércia se perder nas prévias.
Na última pesquisa Datafolha, feita em 4 e 5 de abril, Sarney aparece com 12% das intenções de voto, atrás de Lula (33%) e FHC (19%). Quércia aparece com 8%.
Sarney afirmou que é o melhor candidato do PMDB, por ter experiência e ser um dos poucos ex-presidentes que admitem os erros cometidos. "O Plano Cruzado 2 foi o grande erro do meu governo", afirmou.
Disse que se for eleito presidente de imediato recriaria o programa de distribuição de leite e a Lei Sarney (de incentivos à cultura).
Afirmou que lançaria ainda o "Programa do Pão" e nomearia uma comissão para examinar as perdas salariais dos trabalhadores.
Sarney é o segundo candidato a candidato do PMDB a ir a Mato Grosso este ano. No dia 19 de março, Quércia esteve no Estado lançando a sua "Cartilha do Desenvolvimento".
Em Mato Grosso devem votar na prévia cerca de 410 pessoas, segundo o presidente do diretório regional, Hermes de Abreu. No país todo, serão cerca de 30.000 votantes, que vão escolher entre Quércia, Sarney e o ex-governador do Paraná, Roberto Requião.
Sarney chegou ao Mato Grosso às 11h. Percorreu as emissoras de televisão para gravar entrevistas e às 16h30 se reuniu com o diretório regional do PMDB. No ínicio da noite, foi para Rondônia.

Texto Anterior: Assassinos de Chico Mendes foram a enterro no Acre, diz parente
Próximo Texto: Quércia quer evitar confronto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.