São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltar aula dá multa e prisão nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Pais de alunos gazeteiros estão pagando multas e até indo para a cadeia nos EUA quando os seus filhos bolam (faltam) aulas demais.
Várias escolas pelo país resolveram usar leis existentes em diversos Estados para responsabilizar os pais pelo mau comportamento dos filhos.
Em Hamilton, pequena cidade do Estado de Ohio, meio-oeste do país, o juiz Michael Conese resolveu impor algumas penas de prisão nesses casos.
O resultado, segundo ele, foi magnífico: desde que cinco pais passaram de 5 a 20 dias na cadeia no ano passado, a frequência média nas escolas locais pulou para 92%.
Em geral, o juiz Conese aplica multas de US$ 100, devolvíveis depois que os alunos apresentam aumento significativo de frequência na escola.
Multas provisórias também foram a punição preferida para pais de gazeteiros adotada pelo juiz Charles Griffin, de Abilene, Texas, região centro-sul ocidental dos EUA.
Em Los Angeles, na costa oeste, onde o problema dos cabuladores de aulas é dramático (300 mil dos 1,6 milhão de estudantes de 1º e 2º graus são gazeteiros regulares e praticam 90% dos furtos da cidade), a pena é mais leve: pais e filhos têm que assistir cursos e receber conselhos.
Em Pulatka, Flórida, cidade que fica entre Jacksonville e Orlando, costa leste do país, os juízes estão optando pela imposição de 50 a 100 horas de serviços comunitários para os pais dos boladores de aulas. Esses serviços, em geral, devem ser prestados nas próprias escolas dos filhos.
Essas decisões fazem parte de uma tendência geral no país de tornar a educação elementar e de 2º grau compulsória a qualquer custo.
O presidente Bill Clinton, quando governador de Arkansas, por exemplo, promulgou lei de sua iniciativa que vincula o desempenho escolar dos menores de 18 anos ao seu direito de tirar e manter sua carta de motorista.
Essa mesma medida também está em vigor no Estado de Nova York, onde os estudantes têm suas licenças de caça vinculadas ao desempenho escolar.

Texto Anterior: Autores dizem que houve evolução
Próximo Texto: Brasil não ganhará nenhum tetra em 1994
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.