São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA realizam 'Copa' para diplomatas em Washington

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O Brasil joga com a seleção de Camarões no próximo sábado. No dia 30 pega a Rússia e no dia 5 de maio a Suécia.
Esses são os primeiros adversários do país na Copa do Mundo dos Diplomatas que começa este fim-de-semana em Washington, nos EUA.
Idealizado pelo embaixador da Bulgária, Ognian Pishev, o torneio vai confontar os 24 países que participam da Copa do Mundo em junho. A final está agendada para o dia 21 de maio.
A embaixada brasileira em Washington montou uma operação de guerra para os jogos. O time é composto por três tenentes-coronéis, um sargento, um capitão de fragata, dois brigadeiros e alguns diplomatas.
Muitas das embaixadas deixaram os seus craques de fora, inclusive a do Brasil. As regras para a escolha dos jogadores, interpretadas como "manobras de tapetão" (jargão futebolístico usado quando uma partida é decidida fora de campo), determinaram que eles deveriam ter os vistos A1 e A2 (diplomatas e pessoal da lista diplomática, respectivamente) e idade mínima de 28 anos.
Com as exigências, as embaixadas que têm menos funcionários com esses vistos saíram prejudicadas. Porteiros e motoristas, entre os craques de algumas, também ficaram de fora.
Os jogos começam no sábado e serão realizados em um campo de dimensões menores, com seis jogadores de cada lado e quatro reservas, em Kensington, Maryland. O representante oficial do Brasil nos EUA, o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, não joga.
Não será a primeira vez que os diplomatas se confrontam em Washington no futebol. As embaixadas da capital dos EUA têm outro torneio, o Embassy Cup, que se realiza todos os anos com um número maior de países. O Brasil já venceu duas vezes essa copa.

Texto Anterior: Estádios são fáceis de invadir
Próximo Texto: De casamento marcado, Pelé perde aposta feita com Silvester Stallone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.