São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coluna comenta erros da língua

\</FD:ASSUNTO\>

DA REDAÇÃO

A Folha começa a publicar aos sábados, a partir de hoje, a coluna "Dito e Escrito", assinada pelo jornalista Josué Machado, 48.
A idéia da coluna, segundo Machado, é escrever sobre a "língua de todo dia" –e, principalmente, sobre os maus-tratos a ela infligidos– em forma de crônica.
"A intenção é tratar de forma leve um assunto árido, que sempre afasta as pessoas", diz. Machado se propõe a comentar erros de fala e escrita cometidos por personagens do noticiário e pela própria imprensa em seus textos.
Segundo o jornalista, o espírito da coluna é o mesmo da seção "Língua"–escrita por ele e publicada na revista "Imprensa", dirigida a jornalistas, desde 87– mas buscando um público mais amplo.
Para Marcelo Beraba, secretário de Redação da Folha, a nova coluna evidencia "a preocupação do jornal com o português no texto jornalístico".
"A Folha já faz, há anos, cursos de português para seus jornalistas e promove atualmente uma campanha interna por mais didatismo. Isso nos obriga a refletir mais sobre a qualidade do texto", diz.

Texto Anterior: CNBB encerra encontro com crítica à campanha da Aids
Próximo Texto: Um velho de sete anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.