São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abia pode perder isenção de imposto e ser multada pela Receita Federal

DANIEL CASTRO
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids) pode perder a isenção de Imposto de Renda (IR) e ainda ser multada.
A punição ocorrerá se a Receita confirmar a informação de que a Abia recebeu doação do bicheiro Antonio Petrus Kalil, o Turcão, que teria sido depositada em uma conta no Citibank, em Nova York.
Entidades sem fins lucrativos, como a Abia, são obrigadas a aplicar doações no Brasil. Caso contrário, perdem benefícios fiscais.
A informação é do chefe de fiscalização da Receita no Rio, Fernando Pereira Affonso.
Richard Parker, coordenador da Abia, disse que a entidade "não tem nada a declarar", mas afirmou que vai colaborar com as investigações da Receita.
Abrir uma conta-corrente no exterior, como fez a Abia, não é ilegal. O que não é permitido é remeter dólares do Brasil para abastecer a conta.
Segundo as regras do Banco Central, é ilícito a entidades assistenciais a remessa de moeda estrangeira ao exterior com o objetivo de alimentar conta-corrente.
Na próxima semana, auditores da Receita irão à sede da Abia, no Rio, e intimarão os responsáveis a apresentar livros contábeis.
A Receita quer constatar se a doação foi contabilizada e usada para os fins da Abia (como campanhas de prevenção à Aids).
Dependendo dos resultados da apuração, a Receita pode quebrar, sem autorização da Justiça, o sigilo bancário da Abia.
A Receita vai checar no Banco Central se o dinheiro foi enviado legalmente ao exterior. Se a remessa foi ilegal, a Abia terá que pagar Imposto de Renda de 25%, atualizados, sobre o valor enviado.
Além disso, nessa hipótese, a Abia será multada em 300% sobre o valor do imposto devido.
Na semana passada, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que presidia a Abia em 91, disse que a entidade recebeu US$ 40 mil de doação de Kalil.
A doação teria sido feita em dólares e depositada em Nova York.
Segundo a entidade, a doação foi intermediada pelo atual governador do Rio, Nilo Batista.
A mulher de Turcão, Therezinha Calil Petrus, disse que a doação à Abia foi feita em cruzeiros, no valor de Cr$ 10 milhões.

Colaborou a Sucursal de Brasília.

Texto Anterior: Biscaia reage e diz que não vai à Assembléia
Próximo Texto: Ameaçado de prisão, Walmir Brum prepara estratégias para se defender
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.