São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia não trabalhado sai caro

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos itens dos encargos sociais que sai mais caro para as empresas brasileiras são os dias não trabalhados, mostra a pesquisa de José Pastore.
"Isso decorre do alto número de dias de férias e feriados legais no país", diz Pastore.
O Brasil tem 40 dias de férias (30 dias mais 1/3 pagos em dinheiro). A maioria dos países europeus tem menos de 30 dias.
"O Brasil paga pelos dias não trabalhados praticamente duas vezes mais o que se paga na Alemanha e cinco vezes a carga da Dinamarca", afirma.
A pesquisa argumenta que quando se leva em conta os feriados nacionais, estaduais, municipais e religiosos, os dias não trabalhados no Brasil chegam quase a 20.
Há ainda as "pontes" que são praticadas no setor público e nos serviços, quando os feriados caem nas terças e quintas-feiras.
Apenas para comparar com a situação brasileira, Pastore diz que o quadro de férias e feriados nos Tigres Asiáticos é "praticamente o inverso do Brasil".
Na Indonésia são 12 dias de férias e 15 feriados; na Malásia, 13 dias de férias e 6 feriados; em Cingapura, 11 e 7 respectivamente. Em Taiwan, 17 e 7.
Em todos os países pesquisados por Pastore, há um número de dias de férias legais e de férias "normais", que são obtidos através de contratos individuais e de praxes sociais.
(ACS)

Texto Anterior: Encargos dificultam geração de emprego
Próximo Texto: Dia das Mães anima shopping centers
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.