São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994 |
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POR QUE A 'BAZAAR'
ERIKA PALOMINO
A publicação era semanal, ganhando periodicidade mensal em 1901. O segundo A de seu nome, segundo a "Enciclopédia de Moda" de Georgina O'Hara, só veio em 1929, 16 anos depois de ser comprada pelo grupo Hearst. Mas o que é mesmo relevante é a influência da "Bazaar" na história da moda, fotografia e estética americanas. O grande impulso começou em 1932, quando assumiu a editora Carmel Snow (1887-1961), abrindo espaço para as revelações da fotografia daquele momento: Richard Avedon, Irving Penn, Martin Munkacsi. Foi em 1937 que outro nome histórico, Diana Vreeland (1906-1989) começou na revista, onde se tornou editora de moda dois anos depois. Permaneceu na "Bazaar" por 25 anos. Hoje, a "Bazaar" é editada por Elizabeth Tilberris, com direção de moda de Paul Cavaco e Tonne Goodman. Continua a maior concorrente da "Vogue" e é referência obrigatória para a moda, a fotografia e a imagem dos anos 90. Texto Anterior: Maior mostra de arte nacional abre amanhã Próximo Texto: "Moda é ter opinião", diz Fabien Baron Índice |
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