São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
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POR QUE A 'BAZAAR'

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

Foi em 1867 que a editora norte-americana Harpers Brothers publicou o primeiro número de uma revista de moda e assuntos domésticos, a "Harper's Bazar", assim mesmo, com apenas um A.
A publicação era semanal, ganhando periodicidade mensal em 1901. O segundo A de seu nome, segundo a "Enciclopédia de Moda" de Georgina O'Hara, só veio em 1929, 16 anos depois de ser comprada pelo grupo Hearst.
Mas o que é mesmo relevante é a influência da "Bazaar" na história da moda, fotografia e estética americanas. O grande impulso começou em 1932, quando assumiu a editora Carmel Snow (1887-1961), abrindo espaço para as revelações da fotografia daquele momento: Richard Avedon, Irving Penn, Martin Munkacsi.
Foi em 1937 que outro nome histórico, Diana Vreeland (1906-1989) começou na revista, onde se tornou editora de moda dois anos depois. Permaneceu na "Bazaar" por 25 anos.
Hoje, a "Bazaar" é editada por Elizabeth Tilberris, com direção de moda de Paul Cavaco e Tonne Goodman. Continua a maior concorrente da "Vogue" e é referência obrigatória para a moda, a fotografia e a imagem dos anos 90.

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