São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gráfico de linha

Normalmente mostra o relacionamento entre dois eventos ou, como dizem os especialistas, entre duas variáveis. Uma das variáveis é marcada no eixo horizontal e a outra no eixo vertical.
Uma sugestão: use a pesquisa sobre satisfação do cliente que está no capítulo 3. Elabore um gráfico de linha para cada item pesquisado, contendo as informações relativas às respostas dadas pelos clientes.
Faça cartazes com os gráficos, utilizando folhas de cavalete, e espalhe-os nos pontos-chave de sua empresa. Fique atento para a reação de seus subordinados à opinião do cliente.
Atualize os gráficos com os resultados de pesquisas periódicas com os clientes. Motiva o pessoal a melhorar o atendimento.
Um dos principais tipos de gráfico de linha é o gráfico de tempo, utilizado para mostrar a variação de um evento ao longo de um período de tempo qualquer.
Gráfico de barras
É semelhante ao gráfico de tempo, exceto por ser formado por barras paralelas, normalmente verticais, mostrando o relacionamento de duas variáveis.
Histogramas são um tipo de gráfico de barra, utilizados na análise de distribuições de frequência, de uma característica medida, como, por exemplo, altura de funcionários de uma empresa, diferença entre peças analisadas etc.
Gráficos circulares
Usados para mostrar o relacionamento de cada parte com o todo. Enquanto os gráficos de tempo e os de barra basicamente mostram com que frequência e em que média ocorre uma simulação, os gráficos circulares exibem como cada uma das partes contribui para o todo. Gráficos circulares apresentam o quadro total de uma representação, por isso são considerados igual a 100%.

Texto Anterior: DICIONÁRIO DA QUALIDADE
Próximo Texto: Afinal, qual é o seu problema?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.