São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como evitar erros, na prática

Como evitar erros na prática
Siga o roteiro e pratique a forma de tornar um processo à prova de erros.

Volte ao exercício "Como praticar a fluxogramação". Analise as etapas do fluxograma do exercício e procure descobrir quais os erros ocorridos em cada etapa. Faça uma estatística dos erros mais frequentes.
Procure identificar procedimentos que estejam menos sujeitos a erros, levantando as seguintes questões:

* Se você mudasse a sequência das etapas, evitaria que os erros
* Se você alterasse um formulário utilizado no processo, evitaria erros?
* Se fosse utilizada uma lista de verificação (lista de tudo o que deveria acontecer, na sequência adequada), faria com que não acontecessem erros?
* Se instruções claras, detalhadas, ilustradas, fossem exibidas em locais visíveis, os erros seriam evitados?

Caso as respostas das questões acima sejam afirmativas, crie um plano de ações para viabilizar a implementação das mudanças necessárias.
Pense, agora, em procedimentos totalmente novos, que sejam menos sujeitos a erros. Seja criativo. Aproveite e incorpore ao plano de ações a implementação dos novos procedimentos.
Preste atenção ao ambiente de trabalho em que o processo é realizado, e responda:

* Se você alterasse o arranjo físico do trabalho, evitaria qualquer dos erros observados?
* Você poderia imaginar o arranjo físico ideal?
* Algum dispositivo, mesmo simples, que interrompesse o processo ou disparasse um alarme avisando de um possível erro, seria útil?
* Qual o procedimento adequado para se resolver um problema, quando detectado? Em caso afirmativo, incorpore no plano de ações, medidas para viabilizar as alterações no ambiente de trabalho.

É SIMPLES PADRONIZAR PROCESSOS
Volte sua atenção, mais uma vez, para o processo selecionado no exercício anterior.
Convide as pessoas envolvidas no processo para uma reunião de melhoria.
Descreva o processo com as melhorias já incorporadas (utilize fluxogramas, figuras e desenhos).
Planeje o teste do novo processo, seguindo o roteiro:

* Selecione as pessoas que farão parte do teste.
* Como serão treinados os participantes do teste?
* Quem serão os instrutores?
* Como saberemos o que está funcionando bem e o que não está?
* Como será feita a formalização do processo e como atualizá-lo?

Após o planejamento do teste, execute o planejado e monitore a execução para a coleta de informações. Para tanto, observe:

* Existe ainda alguma instrução que não esteja clara a quem vai realizar o processo?
* Que problemas ocorrem na execução?
* Que atividades são realizadas mas não fazem parte da descrição do processo?
* Notou a existência de variações no processo?
* O desperdício diminuiu? (de tempo, material, mão-de-obra etc.)

Apresente aos participantes do processo as informações coletadas no passo anterior e, com eles, incorpore inovações e aperfeiçoamentos.
É hora, então, de implementar o processo aperfeiçoado. Nunca definitivamente, é claro. Há sempre formas de aperfeiçoar o processo e você deve procurá-las periodicamente.

NOMEIE O DONO DO PROCESSO
Conceito útil introduzido pela Qualidade Total é o de "dono do processo": o responsável por sua eficiência e eficácia. Na gestão tradicional, encontramos gerentes de setores, departamentos, unidades etc.; na gestão pela qualidade, a organização não mais é vista como um conjunto de funções, mas como um conjunto de processos interdependentes.
Na designação do dono de um processo, alguns critérios são úteis:

1. PROPRIEDADE
O mais identificado, envolvido e preocupado com os resultados do processo.

2. PODER DE AÇÃO
Quem tenha iniciativa e poder bastante para agir sobre o processo, mesmo que ela envolva outros setores da organização.

3. LIDERANÇA
Capacidade de liderar a equipe, cumprir prazos, demolir obstáculos, ver mais longe a assumir responsabilidades.

4. CONHECIMENTO
Conhecimento total do processo é desejável, mas não determinante. Uma vez assumida a condição de "dono" do processo, por outras qualidades, certamente terá a necessária colaboração da equipe para dominá-lo e aperfeiçoá-lo.

Texto Anterior: <TB>
Próximo Texto: Metalúrgica gaúcha espera crescer 40%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.