São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ipanema faz 100 anos sem verba para festas

DA SUCURSAL DO RIO

Ipanema faz 100 anos sem verba para festas
Berço da bossa nova e do movimento hippie carioca, o bairro está encolhendo, segundo dados do último censo
Ipanema, o bairro da zona sul do Rio mais festejado pela intelectualidade carioca, faz 100 anos este mês com uma modesta comemoração.
A apenas dois dias da data de seu aniversário, 26 de abril (dia da assinatura do primeiro decreto permitindo sua urbanização), nenhum evento foi anunciado.
A presidente da Amai (Associação de Moradores e Amigos de Ipanema), Fátima Ferreira, 47, vem tentando, sem sucesso, obter financiamento para "esquentar" a comemoração.
Segundo Fátima, as empresas estão preferindo investir suas verbas de patrocínio na Copa do Mundo, um evento de muito maior repercursão.
Não fosse pela apresentação da Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, no último dia 9, patrocinada pelo sabonete Vinólia, a data teria passado em branco.
A apresentação dividiu as atenções com o projeto "Som nas ondas" –shows de música popular brasileira no parque Garota de Ipanema, no Arpoador, localizado num extremo do bairro.
Anos 60 e 70
Ipanema sempre foi o ponto certo do encontro de artistas como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e de muitos outros, que se reuniam nos bares do bairro nas décadas de 60 e 70.
Foi também o berço da bossa nova e do movimento hippie carioca. Viu surgir, ainda, a mais famosa musa brasileira, Helô Pinheiro, que serviu de inspiração para a música "Garota de Ipanema", de Tom e Vincius, em 1963.
As ruas do bairro deveriam abrigar agora uma mostra comemorativa de cinema, planejada pela Amai. O projeto tão cedo não sairá do papel.
O objetivo era realizar as projeções na primeira semana de maio, junto com uma série de debates sobre o bairro, mas não houve quem se dispusesse a financiar o projeto.
Bairro de serviços
"Ipanema virou um grande bairro de serviços. Os moradores estão cada vez mais dentro de casa. Precisamos mudar isso com eventos, mas está difícil obter o patrocínio", diz Fátima Ferreira.
Já o presidente da Associação Comercial de Ipanema, Humberto Aníbal de Mello Santos, garante que irá realizar uma série de eventos, mas nada está decidido. As comemorações, diz, ainda são objeto de estudos de uma comissão.
No próximo dia 30, a Casa Mattos, maior rede de papelarias do Rio, fará um evento para crianças em homenagem ao centenário. É a única festa já agendada.
IBGE
O bairro vem encolhendo a cada ano. Pelo último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), realizado em 1990, a população de Ipanema é de 48.146 habitantes. No censo de 1980, o bairro contava 63.602 moradores.
Se perdeu em quantidade, mantém a tradição de ser um dos pontos de encontro mais sofisticado da cidade. O Posto 9, como é conhecido o trecho da praia em frente à rua Farme de Amoedo, ainda é um dos preferidos dos moradores da zona sul da cidade.

Texto Anterior: 'Aqui tudo está perto'
Próximo Texto: Bairro era fundo de quintal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.