São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsas saltam para o prejuízo

NILTON HORITA
DA REPORTAGEM LOCAL

O juro internacional provocou um desastre nas Bolsas brasileiras. Depois de estar com suas cotações valendo 65% a mais, em dólar, entre janeiro e março deste ano, as Bolsas despencaram.
Na quarta-feira da semana passada, o Índice Bovespa, que resume o movimento de preços das principais ações na Bolsa paulista, bateu no fundo do poço, acumulando uma variação negativa de -4,6% no ano.
No pregão seguinte, sexta-feira, a Bolsa reagiu e o desempenho anual voltou a registrar alta, de cerca de 4%. A Bolsa brasileira é uma das mais voláteis do mundo, pois carrega o risco de um país em processo eleitoral e a preparação de um programa de estabilização com mudança de padrão monetário.
Não se contava, porém, com mais essa. O efeito do juro internacional foi devastador. Segundo os analistas, é preciso aguardar mais um pouco para saber no que vai dar o cenário internacional.
Lembram, porém, que os preços das ações brasileiras voltaram a ficar muito baratas, o que significa mais perspectivas de lucro para os investidores estrangeiros.
Os espealistas afirmam que o mercado acionário reagiu na sexta-feira passada, acompanhando o maior ânimo das Bolsas da América Latina e dos Estados Unidos. O motivo foi uma pequena redução do juro americano na quinta e sexta-feira da semana passada.
– (NH)

Texto Anterior: Aposentadorias devem ser declaradas por inteiro
Próximo Texto: Financeiras já temem a inflação em real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.