São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
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Chefias têm menos dificuldades

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Funcionários motivados e capazes de realizar corretamente suas tarefas na primeira vez aliviam as preocupações de quem está no comando da equipe.
Também são encontrados com maior frequência em empresas bem-sucedidas em seus programas de qualidade."Chefiar é agora uma tarefa mais fácil", afirma Antonio Pina, gerente da Xerox.
Segundo Pina, que lidera 14 engenheiros, as pessoas tendem a trabalhar e resolver os problemas em grupo, de forma participativa.
"O gerente assume a função de fornecer os recursos e ferramentas para a equipe e de desenvolver as habilidades individuais", diz ele.
Para Cristini Geromin, 28, gerente do restaurante industrial Águas da Serra, da Ata Alimentação, o programa de qualidade resultou em maior comprometimento das 29 pessoas que chefia com o serviço prestado.
"Antes, as cobranças não traziam resultados melhores", afirma Cristini. "Hoje, eles se sentam à mesa com os usuários do restaurante para saber o que pensam do atendimento, se colocam no papel de clientes e trazem sugestões."
Ao mesmo tempo em que facilitam a execução de tarefas e envolvem as rotinas no trabalho, os conceitos de qualidade se expandem para a vida das pessoas em casa, no ônibus, nos passeios, na escola.
"Passei a usar métodos de qualidade para a resolução dos problemas até em casa e me tornei uma cliente exigente", diz Cristini.
Alguns não escondem que se transformaram em "chatos" da qualidade, um tipo de pessoa que não se cansa de pensar ou falar sobre o assunto. "Virei um radical da qualidade", confessa José Barbosa Júnior, da Mangels.

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