São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994 |
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Chefias têm menos dificuldades
DENISE CHRISPIM MARIN
Também são encontrados com maior frequência em empresas bem-sucedidas em seus programas de qualidade."Chefiar é agora uma tarefa mais fácil", afirma Antonio Pina, gerente da Xerox. Segundo Pina, que lidera 14 engenheiros, as pessoas tendem a trabalhar e resolver os problemas em grupo, de forma participativa. "O gerente assume a função de fornecer os recursos e ferramentas para a equipe e de desenvolver as habilidades individuais", diz ele. Para Cristini Geromin, 28, gerente do restaurante industrial Águas da Serra, da Ata Alimentação, o programa de qualidade resultou em maior comprometimento das 29 pessoas que chefia com o serviço prestado. "Antes, as cobranças não traziam resultados melhores", afirma Cristini. "Hoje, eles se sentam à mesa com os usuários do restaurante para saber o que pensam do atendimento, se colocam no papel de clientes e trazem sugestões." Ao mesmo tempo em que facilitam a execução de tarefas e envolvem as rotinas no trabalho, os conceitos de qualidade se expandem para a vida das pessoas em casa, no ônibus, nos passeios, na escola. "Passei a usar métodos de qualidade para a resolução dos problemas até em casa e me tornei uma cliente exigente", diz Cristini. Alguns não escondem que se transformaram em "chatos" da qualidade, um tipo de pessoa que não se cansa de pensar ou falar sobre o assunto. "Virei um radical da qualidade", confessa José Barbosa Júnior, da Mangels. Texto Anterior: Metas da empresa estimulam funcionários Próximo Texto: Como é o contrato do menor aprendiz? Índice |
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