São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfil profissional deve estar claro no início do currículo

DA REDAÇÃO

Ao ler um currículo, o selecionador espera encontrar um perfil honesto do candidato. Atender a esse requisito é um passo seguro para bons profissionais conseguirem entrevista nas empresas.
Mesmo que não sejam selecionados para a vaga disponível, os bons currículos costumam ser arquivados e às vezes despachados para outras empresas.
"Ressaltar os aspectos pessoais e profissionais e mostrar atualização de conhecimento na área de especialização é um objetivo que o candidato deve perseguir ao fazer seu currículo", diz a consultora Darcy Casanova Martin.
A apresentação do material –ordenação dos itens e informações– também é importante. Foi justamente nesse ponto que o gerente Marcos Roberto de Oliveira Campos, 45, se descuidou.
Segundo Darcy, o currículo de Campos, de quatro páginas, deve ser reformulado para garantir que o selecionador tenha, de imediato, noção de seu perfil profissional.
No início do documento –abaixo do item "Objetivo"– deve vir sua formação acadêmica, conhecimento e grau de fluência em idiomas e os cursos complementares. Esses dados estavam desvalorizados, nas duas últimas páginas.
Embora exista controvérsia entre as consultorias em recursos humanos, Darcy acredita que é importante incluir a pretensão salarial no currículo.
Em princípio, o salário seria mais um quesito para o selecionador avaliar a coerência do candidato. Mas também há o risco de ele ser eliminado do processo de seleção por querer um salário além do planejado para a vaga em questão.

Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise de consultores e publicação nesta seção, para Caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

Texto Anterior: Como é o contrato do menor aprendiz?
Próximo Texto: Enfermeiro é disputado por instituições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.