São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que são aspirantes

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os aspirantes não são uma categoria do futebol. Os times de aspirantes são formados por reservas das equipes profissionais mesclados com juniores.
Por causa disso, quase não há treinos dirigidos especificamente a aspirantes. As equipes são formadas muitas vezes no próprio dia do jogo, depois que o técnico da equipe principal define os jogadores que vai usar.
Os campeonatos de aspirantes surgiram nos anos 50. O termo designava os jogadores recém-promovidos aos profissionais que ainda não haviam alcançado a equipe principal. Eles "aspiravam" a uma vaga no time de cima.
O Campeonato de Aspirantes é disputado pelos 16 clubes que participam da série A-1 do Campeonato Paulista. Os clubes estão divididos em dois grupos.
O grupo 1 reúne os times da capital (São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa) mais Santo André, Santos, Ponte Preta e Guarani.
O grupo 2 reúne as demais equipes do interior: América, Bragantino, Ferroviária, Ituano, Mogi Mirim, Novorizontino, Rio Branco e União São João.
Cada time joga contra os do mesmo grupo, em dois turnos. Os campeões de cada grupo se enfrentam em duas partidas, disputadas nos dias 11 e 15 de maio, quando acontecem as duas últimas rodadas do Campeonato Paulista.
O segundo jogo da final será disputado na preliminar de Palmeiras x Corinthians, no Morumbi.
As vitórias valem três pontos. Em caso de empate, há disputa de pênaltis. Quem vence leva dois pontos, quem perde, um.
No grupo 1, a Ponte Preta lidera com 24 pontos, em 13 jogos. No grupo 2, o líder é o Novorizontino, com 26.
(MD)

Texto Anterior: Moorer vence Holyfield e é novo campeão dos pesados
Próximo Texto: Fifa debate novas regras do futebol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.