São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande SP ganha 1º cemitério vertical da região

JULIANA RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Grande SP ganha 1º cemitério vertical
Projeto dos arquitetos Carlos Bratke e Renato Bianconi tem incorporação da Lotus e fica em Santo André
O primeiro cemitério vertical da região da Grande São Paulo já está em fase de construção em Santo André (no ABCD). O projeto é dos arquitetos Carlos Bratke e Renato Bianconi.
O empreendimento "Phoenix Memorial" fica na av. Lauro Gomes, bairro Vila Palmares, na divisa dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A primeira etapa das obras deve estar concluída em 12 meses.
"Cerca de 20% já está comercializado", afirma Leda Nascimento, supervisora de vendas do cemitério. Na primeira fase, o prédio terá 5.000 m2 de área útil, com 1.250 lóculos (gavetas).
O investimento será de cerca de US$ 30 milhões. Concluída, a obra terá 30 mil m2, com 40 mil lóculos em oito andares.
O projeto conta com quatro elevadores e rampas de acesso entre os andares. Em cada andar, há gavetas em seis níveis.
Assistência
O piso térreo terá oito velórios acoplados com suítes, sala de repouso, serviço ambulatorial de emergência, capela ecumênica com cerca de 400 m2, área administrativa, lanchonete, jardins com espelhos d'água e anfiteatro com capacidade para 200 pessoas.
O Memorial contará, ainda, com um serviço de assistência jurídica para famílias dos mortos e pequenos nichos destinados a abrigar restos mortais transferidos de outros cemitérios.
Três empresas estão treinando profissionais para as vendas: Aparecido Viana Imóveis, Face Norte e Parking Lot-Pompermayer.
Segundo José do Nascimento, o que motivou o investimento foi a dificuldade de encontrar vagas para sepultamento na região do ABCD. Santo André, São Bernardo e São Caetano contam com 12 cemitérios, dez municipais e dois particulares.
Outro fator, segundo Nascimento, foi o aumento na oferta de imóveis residenciais na região. O terreno na área está avaliado em US$ 100 o m2, diz.
Pioneira
A cidade pioneira em cemitérios verticais é Porto Alegre, onde a empresa Cortel construiu na década de 70 o Cemitério Ecumênico João 23. Criada em 1973, a empresa presta assessoria ao projeto da Lotus em Santo André.
No Estado de São Paulo, o primeiro cemitério vertical foi o de Santos. O prédio está com vagas esgotadas e um novo edifício está em fase de construção. Campinas também tem projeto semelhante ao do ABCD, mas ainda não está pronto.

SERVIÇO
Preços: de 2.115 URVs à vista –ou entrada 470 URV, 18 prestações de 120 URVs– a 2.560 URVs 'a vista –ou entrada de 545 URVs, mais 18 prestações de 145 URVs.
Central de vendas: (011) 712-7522
Aparecido Viana Imóveis: (011) 442-4422
Parking Lot-Pompermayer: (011) 453-6066
Face Norte: (011) 441-5325

Texto Anterior: Negócios com usados aumentam pós-URV;Preço
Próximo Texto: Secovi divulga estudo mensal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.