São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEWSCIENTIST

O número de 2 de abril traz a notícia de uma das maiores moléculas cíclicas já sintetizadas. A molécula, formada por um anel de 60 átomos de caborno e nitrogênio, foi elaborada na Universidade de Urbino e na universidade de Florença (ambas na Itália). Ela pode ser usada para separar e medir a quantidade de moléculas em uma mistura. O nome científico do composto químico formado por ela tem mais algarismos e letras do que o número de átomos da moléculas.
(142. 1.919,14)

The New England Journal of Medicine
A edição de 7 de abril traz um editorial sobre uma nova síndrome causada pelos chamados hantavírus. O nome dos vírus vem do rio Hantaan (Coréia do Sul), onde foi descoberta sua primeira linhagem. Recentemente foi identificada, nos EUA, uma nova linhagem desse tipo de vírus, que provoca crises respiratórias, febre e sangramentos.
(330, 1004-1005)

ONDE ENCONTRAR
Revistas importadas de ciência podem ser encontradas em várias bancas paulistanas, como na Cidade Jardim (tel. 212-7121), Jardins (tel. 282-5143) e Villaboim (tel. 67-2107).

Nature
Na edição de 7 de abril da revista britânica, carta dos físicos Carl Sagan e Steven ostro alerta para o riscoi de o monitoramento de asteróides em rota de colisão com a Terra ter efeito oposto ao desejado. Os equipamentos que poderiam interceptar os asteróides antes de atingir o planeta poderiam, afirmam os cientistas, ter uso militar. Em mãos de terroristas, o mesmo sistema pode se tornar um meio de desviar os asteróides para alvos escolhidos no próprio planeta Terra.
(368,501)

The Economist
A edição de 16 de abril traz um artigo sobre a lógica "fuzzy", teoria matemática onde elementos podem pertencer apenas parcialmente a conjuntos. Essa lógica permite, por exemplo, regular aparelhos de ar condicionado. Dependendo da velocidade do motor e da temperatura selecionada, a lógica possibilita decidir se o motor deve girar mais forte.
(331, 7859, 101-103)

ENTENDA A REFERÊNCIA
Em citações científicas, convenciona-se que o primeiro número, em negrito, indica o volume, O último fornece a página "(260. 28)" quer dizer página 28 do volume 260.

Science
No número de 1º de abril, pesquisadores dos EUA e de Israel tentam interpretar o fenômeno meteorológico conhecido com El Niño, oscilação de massas de ar que ocorre ciclicamente no oceano Pacífico e é responsável por variações climáticas. para os cientistas, o sistema dessas oscilação contém variações bruscas. Um modelo delas pode adquirir comportamento caótico, isto é, fatores aparentemente desperezíveis podem ter efeitos gigantescos sobre o ciclo do El Niño.
(264, 72-74)

Texto Anterior: Molécula do ano é chave para câncer
Próximo Texto: O aniversário faz o craque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.