São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratório cria um robô tapa-buracos

The Wall Street Journal

DE NOVA YORK

A Northwestern University, na cidade de Chicago (Illinois, EUA) uma máquina para consertar buracos de rua, afirma "The Wall Street Journal", em reportagem de Daniel Pearl.
O Automated Pavement Repair Vehicle é operado por duas pessoas e inclui visor laser em três dimensões, dois computadores para gerar um "algoritmo de preenchimento", uma mangueira para aspirar entulho, um jato de ar quente para aquecer o buraco e um braço robótico que ejeta piche e cascalho misturados com precisão.
O apelido da máquina (na verdade um caminhão de lixo convertido) é Roboplop. De acordo com o jornal, existem cerca de 50 milhões de buracos de rua nos EUA.
Apesar do aparato tecnológico, o Roboplop já falhou em três exibições de teste, diz o "WSJ".
As pesquisas para seu desenvolvimento começaram no laboratório de pesquisas da Northwestern University em 1989, quando o governo americano ofereceu US$ 1,2 milhão a quem descobrisse um meio eficiente de consertar buracos de rua.

Texto Anterior: Leste deixa para trás a recessão pós-comunista
Próximo Texto: Enterro de Nixon é quarta na Califórnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.