São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton pediu 'sábios conselhos' a predecessor

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, que como estudante protestou nas ruas contra o governo de Richard Nixon, fez o anúncio formal da morte de seu predecessor à 0h10 de ontem e lhe dedicou palavras de elogio e carinho.
"Ele foi um estadista que procurou construir uma estrutura de paz duradoura. Nossa relação foi calorosa e construtiva e eu lhe sou profundamente grato pelos seus sábios conselhos em várias ocasiões."
A primeira tarefa política importante de Clinton na estrutura do Partido Democrata foi ajudar a coordenar a campanha de George McGovern contra Nixon no Estado de Arkansas na eleição presidencial de 1972.
O primeiro emprego da primeira-dama Hillary Clinton foi como assessora jurídica da comissão parlamentar de inquérito que em 1974 preparou o impeachment de Nixon devido ao escândalo de Watergate.
Ontem, no jardim das rosas da Casa Branca, em tom sombrio, Clinton disse: "Eu e Hillary enviamos nossas condolências a toda a família Nixon".
Clinton e Nixon só se conheceram pessoalmente depois da posse do atual presidente. Clinton se disse impressionado com as análises de política externa que ouviu de Nixon e o consultou várias vezes por telefone.
No seu discurso de ontem, Clinton só fez referências indiretas ao caso Watergate: "Com certeza, ele (Nixon) enfrentou adversidades e controvérsia, mas seu desejo permanente de oferecer algo a seu país e ao mundo foi uma lição para todos nós de manutenção da fé no futuro".
"Ele entendeu a ameaça do comunismo, mas teve a sabedoria de reconhecer quando havia chegado o tempo de ir em busca da China e da URSS", disse Clinton. "Todos os americanos, de fato todos os povos do mundo, devemos a ele o que ele mesmo consideraria a mais importante saudação: ele foi um grande estadista".(CELS)

Texto Anterior: Enterro de Nixon é quarta na Califórnia
Próximo Texto: Presidente sempre quis parecer agressivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.