São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contorno vira fumaça

CLAUDIA GONÇALVES

Cara lavada cansa. Visual "over" também. Sedutora sem ser agressiva, a maquiagem esfumaçada chega com tudo, realçando o que tem de bonito, sem forçar contornos. Base e pó cor da pele, apenas para disfarçar imperfeições e dar um ar de frescor. O blush, sutil, em tons terra, empresta um toque saúde. Nos lábios, lápis e batom "cor-de-rosa". Ou seja, nada de cores artificiais. O que deve aparecer é o rosto, não os produtos aplicados. Apenas nos olhos a maquiagem é mais evidente, para atrair a atenção. Também aí, adeus linhas precisas ou cores fortes. O delineador está abolido. O lápis de sobrancelha deve colorir e não marcar o contorno. Os tons escuros da sombra são esfumaçados, aumentando e intensificando o olhar – como os célebres "olhos de ressaca" da inesquecível Capitu de Machado de Assis
– Claudia Moraes

DIA E NOITE
Prática, a maquiagem esfumaçada que foi usada durante o dia está pronta para a noite, com poucos retoques. Apenas reforce o tom do batom e a sombra dos olhos, porque a luz artificial torna cores e contrastes menos intensos. Na foto, a modelo foi maquiada para a noite. Um leve toque de rímel colorido nos cílios dá um ar de fantasia ao olhar.

"ABRA O OLHO"
Reforçar os cílios faz crescer o olhar. O velho "curvex", aquele aparelhinho que curva para cima os pêlos, faz os cílios parecerem maiores. Deve ser usado antes do rímel; este pode ser incolor durante o dia, para dar uma aparência mais natural. Outro recurso é a "permanente" de cílios, realizada na rede Jacques e Janine.

ACABAMENTO
A pele deve parecer fresca – e não brilhosa. Prefira o pó facial translúcido e esqueça bases oleosas. A boca, ao contrário, é úmida: use um brilho depois do batom. Os novos lápis labias são mais cremosos, e vêm com uma esponjinha na ponta para suavizar os traços. Escolha produtos que espalhem bem sobre a pele e abuse do pincel, para esfumaçar.

Texto Anterior: Feministas do Brasil cozinham clichês e ficam para trás
Próximo Texto: Novas maneiras de prevenir e remediar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.