São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor viveu em Paris

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Julio Cortázar nasceu em Bruxelas, em 26 de agosto de 1914. Seus pais eram argentinos. Em 1919, a família mudou-se para Bánfield, perto de Buenos Aires.
Em 1937, formou-se em Letras e começou a ensinar no interior. Dizia que nesta época leu muito, mas não tinha com quem conversar.
Em 1938, publicou seu primeiro livro, "Presencia", uma coletânea de poemas assinadas por Julio Denis. O mesmo pseudônimo foi usado por Cortázar em várias resenhas, escritas no começo de sua carreira como crítico.
Em 1944, mudou-se para Mendoza. Deu aulas na universidade local até o ano seguinte. Renunciou à cátedra no ano seguinte, em protesto contra a intervenção peronista na universidade.
Em 1951, ganha uma bolsa e viaja para Paris. Nunca mais voltaria a morar na Argentina. Começa a trabalhar como tradutor na Unesco e publica seu primeiro livro de contos, "Bestiário".
Em 1963 sai "Rayuela" ("O Jogo da Amarelinha"), sua obra mais conhecida, um livro que pode ser "montado" pelo leitor.
Cortázar assume posições políticas cada vez mais críticas em relação aos regimes militares argentinos.
Morreu em Paris, em 12 de fevereiro de 1984.
(MC)

Texto Anterior: Inéditos de Cortázar são publicados
Próximo Texto: Escritor dividiu cena argentina com Borges
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.