São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desembargador diz que provas são insuficientes

DANIEL CASTRO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O desembargador José Lisboa Gama Malcher, 61, relator dos processos preliminares sobre a ligação entre juízes e o bicho, considera insuficientes as provas apresentadas até agora.
Ele afirma que o fato de o nome de qualquer pessoa estar nas listas apreendidas pela Procuradoria Geral de Justiça não significa que as mesmas tenham recebido propinas.
Malcher vai pedir perícia técnica nos livros contábeis apreendidos na fortaleza de Castor de Andrade.
Segundo o desembargador, a perícia será pedida no decorrer dos processos contra os magistrados.
Malcher cita o exemplo de um juiz que está sendo investigado, Franklin Belfort. O juiz alegou em sua defesa prévia que seu nome foi usado por outro magistrado aposentado.
O desembargador disse que são necessárias testemunhas e comprovações, como créditos em contas correntes, de que os acusados receberam o dinheiro dos bicheiros.
Mesmo reconhecendo a fragilidade das provas, Malcher vai pedir na próxima segunda-feira, ao Órgao Especial do Tribunal de Justiça, a abertura de processo administrativo contra três juízes.
Ele explica que os juízes devem ser processados administrativamente porque "é grave" o fato de nome de juízes constarem em documentos contábeis de bicheiros e não pode haver suspeição sobre suas condutas.
Outros dois juízes –César Leite e Neri Fernandes– estão na lista de Castor e têm até o dia 3 de maio para apresentar a defesa prévia.
Malcher disse que vai pedir abertura de processos contra esses dois juízes também.
Os processos administrativos podem concluir pela inocência dos acusados ou até na perda do cargo ou na cassação da aposentadoria. Nesses dois últimos casos, os juízes ainda respondem por processo criminal.
O desembargador estuda a possibilidade de pedir ao Órgao Especial o afastamento imediato dos juízes.
Malcher já analisou as declarações de renda dos cinco juízes."As declaraçoes são aparentemente normais."

Texto Anterior: Dossiê diz que bicheiro torturou preso político
Próximo Texto: EUA acham última partícula fundamental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.