São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA acham última partícula fundamental

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Físicos reuniram nos EUA provas da existência da última partícula que faltava para completar a estrutura fundamental da matéria.
A partícula, chamada de "quark top", já era prevista pela teoria. Só agora, depois de dez anos, parece ter sido confirmada.
Segundo um porta-voz do laboratório, "ainda são necessárias novas provas, mas parece que o esquivo quark top foi encontrado".
Quarks são as partículas que constituem prótons e nêutrons. Estes formam os átomos, base de toda a matéria do Universo.
Para conseguir observar rastros da partícula, cientistas utilizaram o Fermilab (Laboratório Acelerador Nacional Fermi), em Batavia (subúrbio de Chicago, EUA).
No Fermilab, dois "pacotes" de partículas maiores são acelerados e dirigidos um contra o outro. Com o choque, espirram partículas menores (os quarks).
A teoria sobre a matéria conhecida como Modelo Padrão previa a existência de seis tipos de quark (batizados como "sabores").
Um próton, por exemplo, seria feito de dois quarks sabor "up" mais um quark sabor "down".

Texto Anterior: Desembargador diz que provas são insuficientes
Próximo Texto: Descoberta merece o Nobel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.