São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo de commodities e poupança rendem mais para pequeno aplicador

DA REPORTAGEM LOCAL

O novo CDB, que rende a URV (Unidade Real de Valor) mais juros, com prazo de 30 dias, mantém as características do título: um investimento típico para grandes aplicadores.
Esta é a conclusão dos analistas depois do primeiro dia de negócios com esse papel, ontem.
Os bancos reduziram bastante a taxa de juros paga aos aplicadores de varejo, mas pagaram um bom prêmio para grandes investidores.
Segundo Alcides Lopes Tápias, presidente da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), o produto só é bom para os grandes detentores de recursos.
Os fundos de commodities e a poupança continuam sendo as mais adequadas para pequenos valores.
"A poupança não paga imposto e está associada ao juro dos CDBs", afirma Paulo Mallmann, diretor financeiro do Banco BMC. "Os fundos, por sua vez, democratizam a aplicação do mercado de CDB."
A porta de acesso dos pequenos investidores no mercado financeiro não é o CDB, segundo Celso Scaramuzza, diretor financeiro do Unibanco.
Para Antônio Carlos Bassetti, diretor do Nacional, os fundos em URV serão criados para atender ao cliente de varejo. "É melhor aguardar", afirma.
O melhor fundo é o de commodities. A principal vantagem é que depois de 30 dias o aplicador ganha liquidez diária, como no fundão, e não paga nada de IOF para sacar o dinheiro.
Para os grandes aplicadores, por sua vez, o CDB em URV tem vantagens sobre o CDB tradicional, prefixado.
Os bancos ainda não estão praticando taxas de juros homogêneas, pois o mercado de títulos em URV começou a se formar agora e é possível encontrar instituições entre 30% e 33% ao ano.
É um bom rendimento. Ao mês representa entre 2,21% e 2,40% de juro real, quase a mesma coisa que o Banco Central paga aos bancos que depositam dinheiro no seu caixa, no final do expediente.
Segundo Ricardo Braga, diretor financeiro do Citibank, o CDB em URV serve de alternativa para os investidores que apostarem na alta da inflação. "Neste caso, é uma recomendação", afirma.

Texto Anterior: Novo CDB estréia com US$ 18 mi
Próximo Texto: Banco lança fundo de renda fixa urvizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.